Sediada em Berlim, a Optionspace é uma startup que iniciou, oficialmente, a sua atividade esta terça-feira com um projeto focado no aluguer de espaços para escritórios, com ou sem mobília, pelo tempo que for mais conveniente ao utilizador e tudo através da plataforma online. Uma espécie de Airbnb para escritórios. Até ao momento, o serviço ainda só está disponível na Alemanha mas a empresa planeia expandir-se a nível mundial já em 2018.

A começar num período mínimo de um mês, os empresas que procurem um espaço para começar um negócio (em especial startups) podem aceder à plataforma, escolher o espaço que mais lhes agrada e marcar o tempo de aluguer.

Atualmente, a empresa está sediada em Berlim e, além da capital alemã, opera em Munique, Hamburgo e Frankfurt. Contactada pelo Observador, a Optionspace diz estar “focada, para já, apenas na Alemanha”, mas para 2018 os planos já são de expansão a nível internacional. “Depois de expandirmos para outras cidades na Alemanha, planeamos expandir a nível internacional, provavelmente em 2018”.

Moritz ten Eikelder, co-fundador e presidente executivo da Optionspace, em declarações ao Tech Crunch explicou que “a maioria dos contratos de arrendamento de escritórios são pouco flexíveis e por grandes períodos de tempo. Por vezes, estes contratos a longo prazo implicam um risco financeiro para as empresas, podendo não ser compatível com o planeamento de muitas delas.”

Para resolver o problema, a Optionspace oferece apenas espaços que possam ser flexíveis quanto ao tempo de aluguer. O utilizador pode escolher o tipo de escritório, o número de pessoas e até o tamanho mínimo do escritório que procuram. As transações são todas realizadas online mas existe a hipótese de solicitar uma visita prévia ao espaço que quer alugar. Se a expansão internacional se confirmar, em 2018, o serviço poderá chegar também a Portugal abrindo novas possibilidades para quem estiver a iniciar um pequeno negócio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR