O Ministério da Administração Interna disse que a substituição e reparação dos veículos da PSP têm sido feitas segundo as “disponibilidades orçamentais” e garantiu que a capacidade operacional de resposta da PSP “não tem sido prejudicada”.

Numa resposta enviada ao grupo parlamentar do PCP, o gabinete da ministra da Administração Interna, Constança Urbano de Sousa, reconheceu que o parque automóvel da PSP tem uma idade média elevada, mas a sua substituição e reparação têm sido feitas “na medida das disponibilidades orçamentais para aquisição e reparação”.

O Ministério da Administração Interna (MAI) adianta que a lei de programação de infraestruturas e equipamentos para as forças e serviços de segurança para os anos de 2017 a 2021 prevê a aquisição de veículos de todas as tipologias necessárias à Polícia de Segurança Pública, que “atenuarão as necessidades existentes”.

O MAI garante também que a capacidade de resposta operacional da PSP “não tem sido prejudicada”, uma vez que “os meios auto são geridos de forma integrada por cada comando, sendo direcionados para as necessidades operacionais existentes”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Na resposta ao PCP, o MAI confirma que existiu uma “situação pontual de inoperacionalidade de cerca de 50 por cento da frota automóvel” no Comando Metropolitano do Porto (COMETPOR) devido ao “incumprimento sistemático por parte da empresa contratada para efetuar a reparação de veículos” e a “elevada média etária dos veículos que aumentam os tempos e a frequência das situações de inoperacionalidade”.

Sobre a situação de inoperacionalidade no COMETPOR, o MAI refere, citando informações da direção nacional da PSP, que foi feito um contato imediato com o fornecedor, tendo sido sensibilizado para a necessidade urgente de reparar 61 viaturas e, na ocasião, foram entregues de imediato quatro veículos já reparados.

Segundo o MAI, foram já aplicadas penalizações pecuniárias por incumprimento ao operador económico. Na resposta, o MAI adianta ainda que está em curso um novo procedimento para a celebração de manutenção e assistência técnica de veículos do Comando Metropolitano de Lisboa (COMETLIS), estando a ser analisados a possibilidade de deslocação de viaturas a reparar para os comandos vizinhos que tenham capacidade para tal,

O Ministério da Administração Interna diz ainda que está a ser ponderado o envio de pessoal das oficinas centrais para ajudar o COMETPOR em pequenas reparações de viaturas e de forma a atenuar a inoperacionalidade.