Logo Observador
Presidente Trump

Casa Branca revela que Trump pagou 38 milhões de euros em impostos… em 2005

A Casa Branca revelou na terça-feira que o Presidente dos EUA, Donald Trump, pagou 38 milhões de dólares em impostos federais em 2005 sobre rendimentos superiores a 150 milhões.

Trump recusou-se a divulgar as suas declarações de impostos durante a campanha eleitoral para as presidenciais norte-americanas do ano passado, quebrando uma tradição de décadas nos EUA

Olivier Douliery / POOL/EPA

A Casa Branca revelou esta terça-feira que o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, pagou 38 milhões de dólares em impostos federais em 2005 sobre rendimentos superiores a 150 milhões, segundo a sua declaração fiscal daquele ano. A informação foi disponibilizada depois de a jornalista Rachel Maddow, do canal de televisão MSNBC, ter divulgado que obteve parte da declaração fiscal de 2005 do Presidente, preparando-se para discutir o documento num programa na terça-feira à noite.

Trump recusou-se a divulgar as suas declarações de impostos durante a campanha eleitoral para as presidenciais norte-americanas do ano passado, quebrando uma tradição de décadas nos EUA. O agora Presidente dos EUA justificou a recusa dizendo que estava a ser alvo de uma auditoria pelo IRS (Internal Revenue Service) e que tinha sido aconselhado pelos seus advogados a não divulgar a informação. Especialistas e funcionários do IRS disseram, porém, que as auditorias não impedem os contribuintes de divulgar os seus rendimentos.

Antecipando-se ao programa de Maddow, a Casa Branca disse que publicar os rendimentos do Presidente seria ilegal. “Sabes que estás desesperado por audiências quando estás disposto a violar a lei e avançar com uma história sobre duas páginas de declaração de impostos de há mais de uma década”, disse a Casa Branca, num comunicado.

A divulgação não autorizada de uma declaração de impostos federal é crime, mas Maddow argumentou que a MSNBC estava a fazer valer o seu direito, ao abrigo da Primeira Emenda, de publicar informação em nome do interesse público.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Terrorismo

Barcelona: o terror desceu às Ramblas

José Pinto

A explicação para o sucedido em Barcelona está na certeza terrorista de que com um fraco investimento existe elevada probabilidade de sucesso desde que se reunam algumas condições fáceis de alcançar.

Incêndios

Eu vivi um fogo. E vi quem são os heróis

Fernando Leal da Costa

Foi então que os vi. Os populares, como se lhes chama tantas vezes, montados em tratores e pick-ups equipados com depósitos e mangueiras. Chegam e, sem medo, atiram-se ao monstro que crepita fagulhas.