As suspeitas confirmam-se: o ataque feito a um petroleiro do Sri Lanka, na passada segunda-feira, foi mesmo da autoria dos piratas da Somália. Depois de cinco anos sem registo de qualquer atividade criminosa do género, os piratas somali pedem agora uma resgate para a libertação do navio e da tripulação.

O sequestro que aconteceu ao largo da Somália e a autoria dos piratas daquela zona foi confirmado esta terça-feira à noite pela Força Naval da União Europeia. Recorde-se que as autoridades não quiseram adiantar mais detalhes ou confirmar autoria do ataque logo de imediato. No entanto, um comunicado confirma que a equipa responsável pelas operações tinha conseguido entrar em contacto com o comandante do navio e que este tinha confirmado que a bordo do navio estavam piratas somalis.

Um ataque perpetrado pelos piratas da Somália não acontecia desde 2012 e, segundo o The Guardian, este sequestro apanhou as patrulhas marítimas da NATO, China, Índia e Irão de surpresa, pois o local estaria supostamente bem vigiado e controlado.

Piratas da Somália podem ter voltado aos ataques a navios

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR