A Companhia de Teatro do Algarve (ACTA) vai estrear a peça “Um espetáculo” no dia 25 de março, em Faro, uma produção onde dois “ingénuos pensam mudar e salvar o mundo”. Escrita por Robert Pinget na década de 60 do século passado e adaptada por Luís Vicente e Elisabete Martins, a peça estreia-se no dia 25, às 21h30, no Teatro Lethes, em Faro, onde fica em cena até ao dia 2 de abril.

“É a primeira vez que esta obra é apresentada em Portugal, e tem como enquadramento um texto do absurdo, com duas pessoas em conflitualidade de ideias, cada um para seu lado a tentar mudar e salvar o mundo”, contou à agência Lusa Luís Vicente, o diretor artístico da ACTA. De acordo com Luís Vicente, “ao desenho inicial proposto por Pinget, foram feitas algumas alterações”, adaptando a obra a uma personagem masculina e uma feminina, em vez das duas masculinas.

O espetáculo tem como interpretes Bruno Martins e Glória Fernandes e encenação de Elisabete Martins. “É no espaço que é um teatro, metáfora do mundo, que tudo acontece. Dois ingénuos, um encenador que pretende concretizar o espetáculo que idealiza, e uma produtora que o contradiz nas suas avalanches imaginativas e o faz ver a realidade da vida”, sublinhou.

Segundo Luís Vicente, o texto explora aspetos “em que se identificam afinidades com o universo de Samuel Beckett, embora Robert Pinget sugira outros que ultrapassam o absurdo e o vazio de comunicação e se projetam noutro tipo de conflitualidades”.

Fundada em 1995 por um grupo da Universidade do Algarve liderado pelo professor e pedagogo José Louro, a ACTA é uma estrutura de produção artística teatral com caráter profissional. A peça “Um espetáculo” tem a duração de 70 minutos e será apresentada de segunda a sexta-feira, às 21h30, e aos domingos, às 16h. Os bilhetes custam 10 euros, sendo de 7,50 euros para pessoas com mais de 65 anos.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR