Um grupo de investigadores norte-americanos descobriu que a vitamina B ajuda o ser humano a combater o mal que a poluição do ar está a fazer ao nosso organismo. No entanto alerta: é preciso trabalhar mais a fundo na questão.

Segundo a BBC, uma equipa de investigadores descobriu que a vitamina B pode ser um verdadeiro escudo protetor contra os malefícios que a poluição do ar está a fazer à nossa saúde. A receita ‘mágica’ traduz-se num suplemento de vitamina B, ingerido todos os dias que contenha as seguintes porções: 2,5 mg de ácido fólico, 50 mg de vitamina B6 e 1 mg de vitamina B12. A equipa que está a cargo da investigação afirma que os efeitos benéficos para a saúde são reais. No entanto alerta para a necessidade de ainda mais testes, pois em alguns pontos do planeta precisam-se resoluções urgentes.

Os números da Organização Mundial de Saúde (OMS) mostram que 90% da população mundial reside em zonas onde a poluição excede as orientações de segurança do ar divulgadas pela OMS. Pequim, por exemplo, é uma das cidades que apresenta valores mais extremos e preocupantes ao nível da poluição do ar. Nos últimos tempos a poluição tem atingidos números históricos: em 2015 foi acionado pela primeira vez o alerta vermelho de poluição e recentemente escolas foram fechadas e automóveis mais antigos foram proibidos de circular na cidade, para evitar mais poluição e maior exposição ao ar poluído.

Pequim. Vídeo mostra avanço “apocalíptico” de poluição em apenas 20 minutos

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR