Logo Observador
Limpeza de Pele

A água micelar guarda um segredo

242

São cada vez mais as mulheres rendidas à água micelar e a razão é simples: um só produto permite limpar, desmaquilhar e tonificar a pele com eficácia e suavidade. É uma revolução e veio para ficar.

São poucos os produtos de beleza que conquistam a unanimidade entre as consumidoras. Mas a verdade é que é isso mesmo que acontece com a água micelar. Desde que apareceu no mercado, as legiões de utilizadoras que se tornam fãs incondicionais sucedem-se e tudo indica que o fenómeno vai continuar.

Mas o que é que este produto de limpeza do rosto tem que os outros não têm? Permite que qualquer mulher, em qualquer momento, possa cumprir o ritual de limpeza do rosto em pouco mais de um minuto. E com total eficácia.

Imagine que chega a casa depois de um dia de trabalho esgotante e as crianças ficam acordadas até tarde sem lhe dar descanso. A última coisa que lhe vai apetecer é limpar a pele com três produtos, uns atrás dos outros. Certo? Ou lembre-se de quando sai à noite com uma maquilhagem muito elaborada, mas regressa tarde e com sono. Será que ainda vai desmaquilhar-se?

Antes de responder, saiba que o facto de não fazer a limpeza pode acelerar o surgimento de rugas, causar despigmentação, secura e vermelhidão. Além disso, dormir maquilhada, aumenta a exposição da pele aos radicais livres, o que leva à degradação do colagénio e, consequentemente, ao envelhecimento precoce.

Micelas: o grande segredo

O segredo da água micelar reside na tecnologia inovadora utilizada, que assenta nas micelas. Estas são pequenos aglomerados de moléculas inteligentes com capacidade para atrair tanto a sujidade hidrossolúvel como a lipossolúvel. Desta forma, funcionam como uma espécie de ímanes que puxam para o algodão as impurezas acumuladas ao longo do dia resultantes do suor, gordura, maquilhagem e até da poluição atmosférica. Dada a sua eficácia, evita a necessidade de esfregar a pele ou passar o rosto por água.

Atualmente são várias as marcas que disponibilizam este produto no mercado. Entre elas encontramos as Águas Micelares de Limpeza Suave 3 em 1 NIVEA, que se destacam pelos ingredientes naturais que a marca combina com a tecnologia micelar. O resultado é um produto que limpa e desmaquilha de forma suave, mas altamente eficaz e sem deixar resíduos na pele. Além disso, hidrata e protege com o selo de qualidade a que a famosa marca habituou os consumidores de todo o mundo.

Outra das vantagens das águas micelares NIVEA é que podem ser utilizadas na zona dos olhos com total segurança e sem risco de alergia. Ao mesmo tempo que limpam e removem a maquilhagem, também hidratam a pele do contorno dos olhos (uma zona particularmente delicada) e ainda cuidam das pestanas.

Fórmula para pele sensível e normal

As águas micelares NIVEA são isentas de perfume, corantes e parabenos, tendo sido controladas e testadas por dermatologistas e oftalmologistas. Estão disponíveis em duas versões: para pele sensível e para pele normal.

A fórmula NIVEA para pele sensível inclui dexpantenol (um agente super hidratante) e óleo de semente de uva, ajudando a reduzir a vermelhidão, a sensação de repuxamento e a secura, sinais que caracterizam aquele tipo de pele.

Já a fórmula para pele normal é rica em vitamina E, que se destaca pelas suas propriedades antioxidantes, úteis no combate aos radicais livres (substâncias nocivas que contribuem para o envelhecimento cutâneo).

Ambas as fórmulas apresentam o mesmo pH que a água, o que as torna inócuas para o manto ácido da pele – um importante mecanismo de proteção natural da derme. Esta barreira fica igualmente protegida pelo facto de não haver necessidade de enxaguamento (evita-se a utilização da toalha que pode ser agressiva) nem de fricção excessiva com o disco de algodão.

Como usar as águas micelares

  • Embeber um disco de algodão e colocar em cima dos olhos fechados, deixando uns segundos antes de remover para que as micelas atuem;
  • Os olhos devem ser limpos de forma a respeitar o crescimento das pestanas: na vertical e sem movimentos bruscos;
  • Não esquecer o canto exterior dos olhos, que também devem ser limpos na vertical, para que as pestanas e pálpebras fiquem completamente isentas de maquilhagem;
  • Passar depois para a zona dos lábios e queixo, subir para as maçãs do rosto, nariz, testa e terminar no pescoço;
  • Trocar de algodão sempre que estiver muito sujo;
  • Para que a sujidade seja corretamente eliminada, aplique o algodão embebido e deixar atuar uns segundos, exercendo uma ligeira pressão nos pontos mais necessitados;
  • Não há necessidade de enxaguar no final.

Alta-performance, cuidado extra e muito prática

Tudo indica que a tendência da água micelar veio mesmo para ficar. Essa é também a convicção de Jessica Schäfer, responsável pela área de Investigação & Desenvolvimento de Cuidados Faciais Essenciais da Beiersdorf: “Muitas mulheres constatam que ficam com a pele irritada e ressequida depois de a limparem. Ao mesmo tempo, não gostam de usar vários produtos de limpeza e remoção da maquilhagem. Portanto, procuravam um método de cuidado que lhes permitisse limpar o rosto de forma eficaz, mas suave – tudo num único passo. Quando novos produtos preenchem todas as necessidades tornam-se uma tendência.” Segundo a especialista, o objetivo da NIVEA passou por “desenvolver ainda mais esta tecnologia e, como consequência, atualizá-la”. Para tal, não se poupam a esforços: “É por isso que submetemos os produtos a testes extensivos, adicionamos ingredientes valiosos de cuidado às nossas fórmulas e mantemos um pH neutro para as tornar eficazes, mas delicadas. Este é o segredo para que a fórmula de cuidado com a tecnologia micelar das Águas Micelares de Limpeza Suave 3 em 1 NIVEA limpe de forma eficaz, refresque a pele e a ajude a reter a sua beleza natural.”

Conteúdo produzido pelo OBS Lab. Para saber mais, clique aqui.
Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: obslab@observador.pt
Comida

Gastronomia com Ciência

Hélio Loureiro

Uma das práticas e pontos chaves da dieta mediterrânica é o comer em família, partilhar, conviver. A própria palavra, comer tem esse mesmo significado: com (na companhia de...) e er (repetição).

Família

O cabanão (segunda crónica estival)

Maria João Avillez
129

Mas a quem preocupa hoje o esmorecimento do modelo tradicional familiar se ele é propagado como tendo passado de moda, saído de linha, estar “descontinuado”?

Educação

O Filipa e a escola pública

Maria José Melo

Portugal só será realmente um país civilizado quando existir consciência cívica por parte de todos os cidadãos. Foi esta visão que adquiri no Liceu D. Filipa de Lencastre e me acompanhou toda a vida.