Leitura

Semana da Leitura de Leiria chega a 7.000 alunos e leva a literatura à prisão

Cerca de 7.000 alunos de escolas do concelho de Leiria participam na Semana da Leitura em 2017, uma iniciativa que contempla 321 atividades a partir de terça-feira.

Por isso há muitos convites à participação nos lançamentos, sessões de autógrafos, concertos e teatro

CARLOS BARROSO/LUSA

Autor
  • Agência Lusa

Cerca de 7.000 alunos de escolas do concelho de Leiria participam na Semana da Leitura em 2017, uma iniciativa que contempla 321 atividades a partir de terça-feira e que chega até ao Estabelecimento Prisional de Leiria.

Associada à Feira do Livro e da Leitura de Leiria, a Semana da Leitura é organizada pelo município, Rede de Biblioteca Escolares e Instituto Politécnico, e, este ano, entre as mais de três centenas de atividades programadas, prevê a deslocação ao Estabelecimento Prisional de Leiria de alunos da Escola Secundária Francisco Rodrigues Lobo.

Em conjunto com os reclusos, serão desenvolvidas sessões de escrita, ilustração, declamação de poesia e plantação de árvores.

As atividades desenvolvidas pelos alunos, entre terça-feira e 2 de abril, chegam mais longe este ano. Além das próprias escolas do concelho, animam a Feira do Livro e da Leitura de Leiria, a biblioteca municipal, o Centro Hospital São Francisco e o centro histórico da cidade.

Os concursos, palestras, encontros com escritores, ‘bookcrossing’, atividades ligadas à ciência, partilhas de leitura, homenagens a leitores locais e outros, chegam a vários espaços na sequência do “alargamento deste projeto à comunidade”, explica a vereadora da Educação da Câmara de Leiria.

“A Semana da Leitura é um projeto quase único a nível nacional. Conseguimos uma articulação muito boa entre as 24 bibliotecas escolares. Estamos cada vez mais apurados nesta articulação. É um verdadeiro trabalho em rede”, sublinha Anabela Graça.

A vereadora destaca também o caráter da Feira do Livro e da Leitura, que se relaciona diretamente com a Semana da Leitura e que começa mais cedo, no dia 29, no Mercado de Santana.

“Esta é uma feira diferente. A comercialização dos livros é importante mas, mais do que isso, importa a divulgação dos autores e o envolvimento de todos na leitura”.

Por isso há muitos convites à participação nos lançamentos, sessões de autógrafos, concertos e teatro.

Entre as novidades da feira este ano está o “Acampar com histórias”, que convida crianças dos 8 aos 10 a acampar literalmente de um dia para o outro na Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, numa festa com livros, autores, ilustradores e contadores de histórias.

Entre os convidados da edição deste estão os escritores Mário de Carvalho, Maria Inês Almeida, Margarida Castelão, Sérgio Luís Carvalho ou Isabela Figueiredo, além de diversos autores locais.

Também o músico Diogo Piçarra marcará presença em Leiria, apresentando no dia 30 o espetáculo “Diogo Piçarra em Pessoa”, uma abordagem à obra de Fernando Pessoa.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Morte

Xutos & Pontapés na Igreja e no Estado

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
278

Não podendo o Parlamento honrar todos os cidadãos falecidos, é razoável que reserve as suas homenagens para os portugueses que mais se distinguiram pelo seu saber e serviço à comunidade.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site