Um é pouco, dois é bom, três é demais. A Primeira Liga tem promovido nas últimas épocas uma relação monogâmica entre dois grandes na luta pelo título. E se no ano passado tudo girou à volta de Benfica e Sporting, este andará em torno de Benfica e FC Porto. Promete, outra vez, ser até à última. E com algumas jornadas quentes.

Em caso de triunfo este domingo frente ao V. Setúbal, os dragões voltarão a liderar a prova 14 meses e meio depois da última vez em que estiveram sozinhos no primeiro lugar, com um ponto de vantagem sobre o Benfica (65-64). E na próxima jornada, a 1 de abril, há clássico na Luz que vale mais do que três pontos – depois do empate a uma bola no Dragão, na primeira volta, quem ganhar fica com vantagem no confronto direto em caso de empate. Mas a decisão pode ficar ainda à conta de terceiros, como nos tem mostrado a regra que só conheceu uma exceção na passada temporada (Benfica e Sporting ganharam todos os jogos após o derby).

Enquanto o Benfica ainda tem três encontros entre o difícil, o muito difícil e o deveras complicado (V. Guimarães em casa, Rio Ave em Vila do Conde e Sporting em Alvalade), o FC Porto tem três deslocações de grau quase máximo de risco – Braga, Madeira (Marítimo) e Chaves.

O calendário do Benfica até ao final da Primeira Liga é o seguinte: FC Porto (casa), Moreirense (fora), Marítimo (casa), Sporting (fora), Estoril (casa), Rio Ave (fora), V. Guimarães (casa) e Boavista (fora).

Já o calendário do FC Porto até ao final da Primeira Liga, excluindo o encontro deste domingo com o V. Setúbal, é o seguinte: Benfica (fora), Belenenses (casa), Sp. Braga (fora), Feirense (casa), Desp. Chaves (fora), Marítimo (fora), P. Ferreira (casa) e Moreirense (fora).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR