Terrorismo

Administração Trump proíbe aparelhos eletrónicos em voos do Médio Oriente e Norte de África

Os Estados Unidos vão proibir a partir desta terça-feira o transporte de aparelhos eletrónicos nas cabines com tamanho superior a um telemóvel em voos com origem no Médio Oriente e Norte de África.

O anúncio desta nova regra será feito esta terça-feira pelo Departamento de Segurança Interna.

Getty Images

Os Estados Unidos planeiam proibir o transporte de aparelhos eletrónicos com tamanho superior a um telemóvel em aviões de algumas companhias aéreas sediadas no Médio Oriente e Norte de África. A proibição aplica-se apenas às cabines de passageiros. O anúncio foi feito na segunda-feita pela companhia aérea Royal Jordanian e por uma agência noticiosa oficial da Arábia Saudita.

De acordo com a administração norte americana contactada pela agência Reuters, na base desta decisão está uma ameaça terrorista que não foi especificada. À ABC News, uma fonte anónima governamental afirmou que esta nova regra vai aplicar-se aos voos sem escalas provenientes de dez aeroportos em oito países diferentes do Médio Oriente e Norte de África. A mesma fonte não especificou o nome dos aeroportos em causa.

Segundo o anúncio no Twitter da companhia aérea Royal Jordanian citada pela ABC News, à exceção de telemóveis e aparelhos médicos, todos os outros equipamentos deverão ser transportados no porão. O tweet foi entretanto eliminado, sendo de seguida publicado outro:

Ainda de acordo com a agência Reuters, nenhuma companhia aérea norte-americana vai ser afetada por esta proibição. O anúncio desta nova regra será feito nesta terça-feira pelo Departamento de Segurança Interna.

David Lapan, porta-voz do Departamento de Segurança Interna, e a Administração para a Segurança dos Transportes recusaram fazer comentários aos órgãos de comunicação social norte-americanos.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site