Complemento Solidário Para Idosos

Em fevereiro houve mais 1300 idosos a receber Complemento Solidário

Mais cerca de 1300 idosos receberam o Complemento Solidário em fevereiro, havendo atualmente um número acima de 163 mil com direito a esta prestação social especifica.

O mês de fevereiro terminou com 163.016 pessoas a receberem o Complemento Solidário para Idosos

PAULO NOVAIS/LUSA

Mais cerca de 1300 idosos receberam o Complemento Solidário em fevereiro, havendo atualmente um número acima de 163 mil com direito a esta prestação social especifica para idosos em situação de pobreza.

De acordo com os dados estatísticos mais recentes do Instituto de Segurança Social (ISS), atualizados a 1 de março, o mês de fevereiro terminou com 163.016 pessoas a receberem o Complemento Solidário para Idosos (CSI), mais 1.315 do que em janeiro, mas menos 2.456 do que em fevereiro de 2016.

No retrato do país, a maior parte destes idosos dividem-se entre os distritos do Porto (26.248), Lisboa (24.202) e Braga (12.195). O género feminino é o predominante, havendo 114.417 mulheres a receberem o CSI, contra 48.599 homens. Por outro lado, e de acordo com a Síntese de Informação Estatística do ISS, as pensões de velhice são as que têm maior peso no total de pensões atribuídas (68%), sendo que também aqui são as mulheres quem mais recebe estas pensões (52,9%) no total de pensões de velhice processadas.

De acordo com os dados do ISS, em fevereiro foram pagas 2.032.962 pensões de velhice, menos 2.065 do que em janeiro, mas mais 10.068 do que em fevereiro de 2016. Em matéria de pensões, as de sobrevivência representam 24% do total de pensões pagas, sendo mais uma vez o sexo feminino o que mais beneficia destas pensões (81,5%). Em fevereiro foram pagas 717.158 pensões de sobrevivência, menos 484 do que em janeiro e menos 2.280 do que no período homólogo.

Já as pensões de invalidez representam 8% do total de pensões pagas pela Segurança Social, sendo que aqui são os homens quem mais usufrui deste tipo de pensão (52,7%). Ao todo, 238.070 pessoas receberam esta pensão em fevereiro, menos 1.098 do que em janeiro e menos 10.279 do que no período homólogo.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt
Infarmed

Um país sem remédio

Alberto Gonçalves
158

No fim, como de costume, as coisas ficarão na mesma, com o Infarmed em Lisboa, uma sucursal no Porto para justificar o barulho e cinco comissões inventadas para “articular” o arranjo.

Medicina

Mãe e avó

Pedro Vaz Patto

A respeitável intenção de ter um filho não pode levar a fazer deste um objeto de um desejo ou de um direito, a satisfazer esquecendo ou ultrapassado o seu supremo bem.

Pobreza

O dia mundial dos pobres, uma hipocrisia?!

P. Gonçalo Portocarrero de Almada

Com o valor, certamente astronómico, da hipotética venda da Pietà, milhões de pobres, que vivem agora na miséria, poderiam ser significativamente ajudados.

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site