Futebol

Futebol. Já sabe quem foram todos os Quinas de Ouro?

Cristiano Ronaldo, Fernando Santos e a Seleção Nacional campeã europeia foram as principais figuras de uma noite de gala que premiou os melhores de 2016 no futebol, no futsal e no futebol de praia.

PEDRO_ROCHA

Os melhores do futebol nacional em 2016 foram conhecidos esta noite através da Gala Quinas de Ouro, que teve lugar no Centro de Congressos do Estoril. A organização conjunta da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), da Associação Nacional dos Treinadores de Futebol (ANTF) e do Sindicato dos Jogadores Profissionais de Futebol (SJPF), com apresentação de Pedro Pinto (Diretor de Comunicação da UEFA) e Andreia Matos (Repórter FPF), foi mais um grande momento de consagração dos melhores no futebol, no futsal e no futebol de praia em 2016.

A escolha dos nomeados foi feita pelo Conselho das Quinas de Ouro, presidido por Luís Figo, antigo internacional português e Melhor do Mundo FIFA em 2001, e que contou ainda com Pedro Pauleta e Ivan Dias, indicados pela FPF; Vítor Baía, Carla Couto e António Simões, indicados pelo SJPF; e António Oliveira, Bernardino Pedroto e José Carlos Castanheira, indicados pela ANTF. E houve muitos galardões distribuídos.

De referir que, além dos galardões distribuídos, foram anunciadas as duas equipas do ano, masculina e feminina. O onze do ano do Sindicato foi constituído por Ederson (Benfica); Nélson Semedo (Benfica), Lindelöf (Benfica), Sebastián Coates (Sporting), Alex Telles (FC Porto); Danilo (FC Porto), Adrien (Sporting), Pizzi (Benfica); Gelson Martins (Sporting), Jonas (Benfica) e Mitroglou (Benfica).

Já o onze do ano da Liga Allianz foi composto por Rute Costa (Sp. Braga); Matilde Fidalgo (Futebol Benfica), Sílvia Rebelo (Sp. Braga), Bruna Costa (Sporting), Joana Marchão (Sporting); Fátima Pinto (Sporting), Vanessa Marques (Sp. Braga), Andreia Norton (Sp. Braga); Jéssica Silva (Sp. Braga), Diana Silva (Sporting) e Solange Carvalhas (Sporting).

Primeiro-ministro António Costa recebeu o Prémio Presidente que distinguiu a Diáspora portuguesa

Equipa do ano masculina

A Seleção principal de futebol, representada em palco pelos capitães Cristiano Ronaldo, Pepe e Bruno Alves, venceu com toda a naturalidade o prémio de Melhor Equipa do Ano Masculina, recebendo um total de 84% dos votos após a conquista do Campeonato da Europa, em França. A Seleção Nacional de futebol de praia ficou com apenas 9% dos votos, ao passo que os miúdos campeões europeus de Sub-17 se quedaram pelos 7%.

Jogador Português de Futebol

Vale mesmo a pena escrever o nome do vencedor? Ok, mas já todos sabem quem foi: Cristiano Ronaldo, que teve um verdadeiro ano de sonho com a vitória na Liga dos Campeões pelo Real Madrid e no Campeonato da Europa por Portugal, recebeu 65% dos votos, bem mais do que os companheiros Rui Patrício (26%) e Pepe (9%).

Jogadora do Ano de Futebol

Ana Borges, que começou a temporada no Chelsea mas entretanto se transferiu para o Sporting, venceu o prémio de Jogadora do Ano de Futebol numa época particularmente importante para a Seleção Nacional feminina, que conseguiu uma inédita presença na fase final do Campeonato da Europa. A jogadora recebeu 40% dos votos, batendo Cláudia Neto (31%) e Matilde Fidalgo (29%), as outras nomeadas. Recebeu o prémio das mãos de outro herói nacional: Éder.

Jogador do Ano de Futebol de Praia

Madjer, o melhor jogador de futebol de praia do mundo, venceu com naturalidade o prémio de Jogador do Ano de Futebol de Praia, com um total de 76% dos votos. Capitão nacional (Sporting), europeu e mundial (Seleção), prova que está como o Vinho do Porto: os anos passam mas o canhoto continua a jogar tão bem ou melhor do que quando apareceu na modalidade. Venceu na votação os companheiros de Seleção Rui Coimbra (13%) e Elinton (11%).

Jogadora do Ano de Futsal

Ana Azevedo, que já foi considerada a terceira melhor do mundo em 2013, venceu com um total de 49% dos votos, contra 35% de Inês Fernandes e 16% de Ana Catarina. A jogadora contribuiu para o Campeonato Nacional de Vermoim na última temporada, com 29 golos em 30 jogos.

Jogador do Ano de Futsal

Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo do futebol. Ganhou. Madjer é o melhor do mundo no futebol de praia. Ganhou. Haveria alguma dúvida em relação ao prémio de Melhor Jogador do Ano de Futsal? Pois é verdade, Ricardinho, capitão da Seleção Nacional que terminou na quarta posição o Campeonato do Mundo, ganhou com 79% dos votos, contra 11% de Cardinal e 10% de Bebé.

Jogadora Revelação do Ano (21 anos ou menos em 2016)

Andreia Norton, jogadora que este defeso se transferiu do Barcelona para o Sp. Braga e que foi decisiva no playoff de apuramento para o Campeonato da Europa frente à Roménia, ganhou o prémio de Jogadora Revelação do Ano, com um total de 39%, mais 2% do que Catarina Amado (Poiares/Estoril). Vanessa Marques (Valadares Gaia/Sp. Braga) ficou com 24%.

Jogador Revelação do Ano (21 anos ou menos em 2016)

Este foi um dos prémios mais disputados da noite, a bem do futebol português: Renato Sanches, que se sagrou campeão nacional pelo Benfica e da Europa por Portugal antes de transferir-se para o Bayern, recebeu 46% dos votos, contra 34% de Gelson Martins, a grande revelação do campeonato nacional a par do médio, e 20% de André Silva, o ponta-de-lança que falhou a presença no Europeu mas que faz agora parte da Seleção.

Treinador do Ano de Futebol Masculino

Rui Vitória foi campeão nacional pelo Benfica (20%), Vítor Oliveira conseguiu subir mais uma equipa e apresta-se para fazer o mesmo pelo Portimonense (7%), mas Fernando Santos, o engenheiro que comandou Portugal ao maior (e único) título europeu sénior de seleções foi o grande vencedor do prémio de Treinador do Ano de Futebol Masculino, com um total de 73%.

Treinador do Ano Futebol Feminino

Francisco Neto, selecionador nacional que levou pela primeira vez Portugal à fase final de um Campeonato da Europa feminino, foi distinguido com o prémio de Treinador do Ano de Futebol Feminino, recebendo 75% dos votos à frente de Pedro Bouças (Futebol Benfica, 17%) e Fernando Matos (Valadares Gaia, 8%).

Treinador do Ano de Futsal Masculino

Nuno Dias, treinador que conquistou Campeonato Nacional, Taça de Portugal, Taça da Liga e Supertaça pelo Sporting, conquistou o prémio de Treinador do Ano de Futsal Masculino, recolhendo 49% dos votos. Joel Rocha, técnico do Benfica, teve 26%, mais 1% do que o selecionador nacional, Jorge Braz.

Treinador do ano de Futsal Feminino

Teresa Jordão, treinador da equipa da Golpilheira, venceu o prémio de Treinador do ano de Futsal Feminino com 36%, apenas mais um do que Pedro Nova, antigo técnico do Benfica. Francisco Paiva teve 29%.

Treinador do Ano de Futebol de Praia

Mário Narciso, atual selecionador nacional, viu reconhecido o trabalho no comando de uma das maiores potências da modalidade, Portugal, ganhando o prémio de Treinador do Ano de Futebol de Praia com 59% dos votos. Mário Miguel, técnico campeão nacional pelo Sporting, ficou com 29%, à frente de José Marques, vice-campeão nacional pelo Sp. Braga (12%).

Treinador do Ano da Formação

Hélio Sousa, selecionador nacional que comandou os Sub-17 de Portugal à vitória no Campeonato da Europa, ganhou o prémio de Treinador do Ano da Formação com 54% dos votos, à frente de João Couto, treinador que foi campeão de juvenis pelo Sporting (26%), e de António Folha, técnico campeão de juniores pelo FC Porto (20%).

Treinador Revelação do Ano

Ricardo Soares, técnico que rendeu Jorge Simão no comando do Desp. Chaves depois de um bom trabalho no comando do Vizela, foi considerado Treinador Revelação do Ano com 47% dos votos, curiosamente à frente do treinador que rendeu em Trás-os-Montes, Jorge Simão, que ficou com 35%. Sérgio Bóris, que subiu à Segunda Liga o Cova da Piedade, terminou com 18%.

Equipa do Ano Feminina

A Seleção Nacional ganhou com naturalidade o prémio de Equipa do Ano Feminina, após a histórica qualificação para a fase final do Campeonato da Europa de 2017 (67%). Valadares Gaia (21%) e Futebol Benfica (12%) eram as outras equipas nomeadas neste galardão.

Partilhe
Comente
Sugira
Proponha uma correção, sugira uma pista: observador@observador.pt

Só mais um passo

Ligue-se agora via

Facebook Google

Não publicamos nada no seu perfil sem a sua autorização. Ao registar-se está a aceitar os Termos e Condições e a Política de Privacidade.

E tenha acesso a

  • Comentários - Dê a sua opinião e participe nos debates
  • Alertas - Siga os tópicos, autores e programas que quer acompanhar
  • Guardados - Guarde os artigos para ler mais tarde, sincronizado com a app
  • Histórico - Lista cronológica dos artigos que leu unificada entre app e site