Quando, há cerca de um ano, lançou as versões 60 e 60D do Model S, as mais acessíveis do seu topo de gama, a Tesla visava, essencialmente, disponibilizar uma proposta que, de algum modo, pudesse servir os intentos daqueles que aspiravam a possuir um Model 3, mas não estavam na disposição de esperar cerca de dois anos pela respectiva entrega. Agora, que o Model 3 está prestes a entrar em produção, e de forma a simplificar o seu portefólio, a marca californiana decidiu descontinuar estas duas variantes. Ainda assim, possíveis de encomendar até ao próximo dia 16 de Abril – ambas com bateria de 60 kWh e 400 km de autonomia (408 km no 60D), a de tracção traseira custa em Portugal 76.344€, a 60D de tracção integral 82.244€.

Uma decisão que acaba por se justificar quando se sabe que os Model S 60/60D são, basicamente, versões que montam as mesmas baterias dos Model S 75/75D, mas estando a respectiva capacidade limitada, e que a qualquer momento podem receber uma actualização de software que lhes permite usufruir dos mesmos 480 km de autonomia (490 km no 75D) – algo que a Tesla verificou ser a opção tomada por boa parte dos clientes destas variantes. Deste modo, no mercado português, a partir de meados do próximo mês, o acesso à gama da Tesla passa a obrigar ao dispêndio de 92.500€ para quem opte pelo Model S 75, e de 98.400€ para quem prefira o Model S 75D.

O Model 3, esse, ainda não tem preços ou data de lançamento em Portugal definidos, nem sequer especificações técnicas anunciadas. Sabe-se que contará com um pack de baterias com capacidade inferior a 60 kWh, e que nos EUA deverá estar à venda ainda este ano, com preços que se iniciam nos 32.500€, estando as primeiras entregas em Portugal prometidas para meados de 2018.

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