Foram 524.519 quilos, num valor total de 3,44 milhões de euros: estes são os valores totais de carne comprada por Portugal ao Brasil no ano passado, país que hoje tem a “carne sob suspeita” após os resultados da investigação ‘Carne Fraca’, conta o Público, que cita dados do Instituto Nacional de Estatística (INE). No total, e só durante o ano de 2016, foram mais de 524 toneladas de carnes de bovino e de aves, fresca ou congelada, importada por Portugal – ainda assim, bastante menos do que nos últimos seis anos.

A notícia surge como consequência da operação ‘Carne Fraca‘, que revelou alegados esquemas de corrupção envolvendo empresas, fiscais e inspetores sanitários daquele que é um dos maiores produtores de carne bovina do mundo, e já levou à suspensão de 21 empresas investigadas, bem como ao anúncio, por parte da União Europeia, de um pedido de embargo para a carne brasileira. China, Chile e Coreia do Sul também já decretaram medidas idênticas.

Ministro brasileiro da Agricultura vai reunir-se com representantes europeus sobre esquema de venda ilegal de carne

Também de acordo com o Público, a BRF, uma das empresas citadas na investigação brasileira, exportava carne para Portugal, através da marca Sadia.

Apesar da enormidade dos números, a verdade é que no ano passado Portugal importou do Brasil apenas cerca de um quinto da carne que tinha comprado ao país em 2010, ano em que terão chegado aos consumidores nacionais 2.360.170 quilos de carne de bovino e de aves (de acordo com o jornal, que cita o INE, não existem importações de qualquer outro tipo de carne provenientes do Brasil), num valor total de 8,88 milhões de euros.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR