A influência de Ivanka Trump na administração do seu pai continua a alargar-se. A filha mais velha do presidente norte-americano vai ter um escritório na Ala Oeste da Casa Branca e, embora não seja oficialmente nenhuma funcionária do Governo, vai ter acesso a informações confidenciais, conta a imprensa internacional. A informação foi confirmada na segunda-feira por Jamie Gorelick, advogado e assessor de Trump, que fez questão de reforçar que Ivanka pretende seguir todas as normas de ética que se aplicam também aos restantes funcionários.

Ter uma filha adulta do Presidente [na Casa Branca] que ainda por cima está ativamente envolvida no trabalho da administração é um novo patamar. Queremos que Ivanka cumpra voluntariamente as regras que se aplicam a todos os funcionários do Governo, mesmo que ela não seja um deles”, admitiu Gorelick.

Também Ivanka prometeu cumprir a sua parte do acordo.

Vou continuar a oferecer os meus conselhos adultos e sinceros ao meu pai, tal como tenho feito a vida toda. Vou voluntariamente seguir todas as regras de ética que se colocam também sob os funcionários do Governo”, revelou a filha mais velha do Presidente dos EUA em comunicado, citado pelo Politico.

A filha de Trump vai juntar-se assim ao marido Jared Kushner, com quem está casada desde 2009, na Ala Oeste da Casa Branca, onde trabalha também como assessor do Presidente norte-americano.

Desde a tomada de posse do multimilionário, a 20 de janeiro, a presença de Ivanka Trump em Washington tem-se tornado cada vez mais vísivel. A empresária de 35 anos faz questão de acompanhar o pai em eventos oficiais e reuniões com líderes internacionais. Na passada sexta-feira, por exemplo, sentou-se ao lado da chanceler alemã Angela Merkel durante a sua reunião na Casa Branca, momento que a empresária fez questão de partilhar na sua conta pessoal de Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Uma posição que também ocupou no mês passado, aquando da visita do primeiro-ministro canadiano Justin Trudeau. Nesta última visita, aliás, um dos grandes motivos de controvérsia foi uma fotografia tirada na Sala Oval em que Ivanka, ladeada pelo pai e pelo primeiro-ministro canadiano, se sentou na secretária do principal gabinete da Casa Branca.