Entrar no The Oppidum não é tarefa fácil para o comum dos mortais. Nem mesmo para quem apenas quer espreitar o maior bunker multimilionário pela fechadura da Internet. Para saber mais sobre este abrigo subterrâneo na República Checa é preciso um código que é entregue por email depois de se enviar algumas informações pessoais, como o nome e apelido, o contacto, o número de telefone e o que o leva até àquele site preto e verde. Há quatro opções: pode ser um agente de vendas, alguém da comunicação social, um potencial comprador ou então encaixar simplesmente na opção “outros”.

Porque o The Oppidum não é para qualquer um. O complexo com o tamanho a três campos de futebol foi especialmente concebido para abrigar alguém do grupo dos multimilionários mais poderosos do mundo: apenas 1% da população mundial tem capacidade financeira para alguma vez colocar os pés neste edifício pensado desde os tempos da União Soviética na esperança de se sobreviver ao cataclismo que ditará o fim do mundo. Para quem tem os bolsos cheios de dinheiro, o plano para escapar ao apocalipse é simples: basta mergulhar nas montanhas checas e viver entre piscinas, spas, cinemas, bibliotecas e divisões de luxo com paredes forradas de obras de arte.

Esta parece ser uma tendência de negócios entre os mais poderosos do mundo. Dentro dos seus luxuosos bunkers não se vive à base de comida enlatada nem entre salas geladas de cimento. Vive-se com luz semelhante à natural que se espalha pelas divisões e entre o maior conforto do mundo, mesmo se lá fora, uns metros acima dos tetos, um meteorito implacável ou uma bomba nuclear deixe os outros 99% da população mundial em risco de vida.

Veja os bunkers mais luxuosos do mundo nas 24 imagens na fotogaleria.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR