Singapura é a cidade mais cara do mundo. Quem é o diz é o Worldwide Cost of Living, um estudo anual da The Economist Intelligence Unit sobre a qualidade de vida em centenas de cidades em vários pontos do mundo, do oriente ao ocidente. Este é o quarto ano consecutivo em que a capital de Singapura ocupa o primeiro lugar das cidades mais caras do mundo, com um custo de vida 20% superior ao de Nova Iorque (que serve de base de comparação).

Também Hong Kong, em segundo lugar, volta a ocupar a posição que lhe foi atribuído no ano passado, com um custo de vida 14% superior ao de Nova Iorque. Em terceiro, ficou a maior cidade suíça, Zurique. A grande descida foi para Nova Iorque, nos Estados Unidos da América, que desceu dois lugares em relação ao ano passado, passando de sétimo para nono lugar.

Segundo o estudo da The Economist Intelligence Unit, a descida foi provocada pelo enfraquecimento do dólar, que também afetou outras localidades. Apesar disso, alerta para o aumento o custo de vida nos Estados Unidos da América — há apenas cinco anos, Nova Iorque ocupava o 46º lugar.

Mas, se por um lado o top das cidades mais caras é muito semelhante ao do ano passado, o top das cidades mais baratas é muito diferente. A Ásia, porém, continua a ser um lugar de contrastes — é neste continente que estão algumas das capitais onde o custo de vida é mais elevado, mas também algumas onde é mais baixo. Estas ficam, sobretudo, na zona sul da Ásia, em países como Índia ou Paquistão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

É, contudo, no Cazaquistão que fica a cidade mais barata do mundo — Almaty –, com um custo de vida 38% inferior ao de Nova Iorque. Em segundo lugar ficou Lagos, na Nigéria, e em terceiro Bangalore, na Índia. Grande parte do top 10 é, aliás, composto por cidades indianas — Chennai ficou em seis, Bombaim em sete e Nova Delí em décimo.

Top 10 das cidades mais caras:

  1. Singapura — Singapura;
  2. Hong Kong — Hong Kong;
  3. Zurique — Suíça;
  4. Tóquio — Japão;
  5. Osaca — Japão;
  6. Seul — Coreia do Sul;
  7. Genebra — Suíça;
  8. Paris — França;
  9. Nova Iorque — Estados Unidos da América;
  10. Copenhaga, Dinamarca.

Top 10 das cidades mais baratas:

  1. Almaty — Cazaquistão;
  2. Lagos — Nigéria;
  3. Bangalore — Índia;
  4. Carachi — Paquistão;
  5. Argel — Argélia;
  6. Chennai — Índia;
  7. Bombaim — Índia;
  8. Kiev — Ucrânia;
  9. Bucareste — Roménia;
  10. Nova Deli — Índia