Como disse o jornalista do Guardian Jonathan Freedland, “o humanismo e a bravura revelaram hoje a melhor face de Westminster”. No meio do caos, muitos foram os que recorreram às redes sociais como forma de prestar homenagem às vítimas e condenar o ataque desta quarta-feira à tarde, perto do Parlamento britânico.

O antigo presidente da Câmara de Londres, Ken Livingstone, pediu aos londrinos: “Não deixem que isto mude o vosso dia-a-dia”.

Também as crianças que estavam em visita ao Parlamento começaram a cantar espontaneamente, mitigando um pouco a ansiedade das pessoas que estavam trancadas em Westminster.

Mas, antes de as coisas acalmarem, viveram-se momentos de pânico à porta do Palácio de Westminster. Radoslaw Sikorski, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da Polónia, estava perto do local onde tudo aconteceu e gravou um pequeno vídeo. “Não vi o carro a passar por nós, mas ouvi um impacto que soou como uma colisão sem grande importância. Tirei os olhos do telemóvel e vi pessoas feridas, deitadas na estrada e na berma”, disse ao diário económico Financial Times.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Quentin Letts, repórter do Daily Mail, estava também próximo do local e descreveu o que viu à cadeia norte-americana CBS. “Vi um homem chegar à porta do Parlamento e atacar um polícia que já estava no chão”. Um outro cidadão contactado pela cadeia norte-americana, Rick Longley, disse que, olhando por cima do seu ombro, viu “um homem com uma faca grande a passar bem perto”.

“Nunca vi nada assim nem acredito que tenha de facto visto isto”, completou a testemunha

Também Matt Haikin, um homem de 44 anos, afirmou que teve medo de outro ataque como o de Paris, quando se deparou com a cena.

“Eu estava a vir de bicicleta do centro até Embankment e vi um carro preto enfiado no passeio, mesmo ao pé do Big Ben, com a dianteira toda esmigalhada e um corpo mesmo ao lado do carro. Pensei que se tivesse tratado de um acidente mas depois vi pessoas a correr e a gritarem e pensei ‘Espera lá, o que é que se passa aqui?'”, disse Haikin, que depois de alguns momentos ouviu tiros e apercebeu-se que “não era de facto apenas mais um acidente”. A testemunha disse também que havia “imenso sangue ao pé do carro” e que o corpo perto do veículo “estava inanimado”.

Tawhid Tanim, que trabalha perto de Westminster, disse ao diário Financial Times que estava mesmo ao pé da entrada do metro de Westminster à espera de um amigo para ir ao café quando tudo aconteceu. “De repente ouvi vários tiros: Bang! Bang! Bang! Eu estava mesmo perto. As pessoas começaram a fugir”. Logo a seguir, Tanim viu um carro embater contra a vedação do Parlamento, e o que parecia ser uma pessoa debaixo do veículo. “As pessoas estavam a correr como se tivessem perdido a cabeça. Corriam como loucas”, disse.