Modelo que, durante muitas décadas, simbolizou o conceito do desportivo americano, o Dodge Viper não ficará, no entanto, muito tempo sem sucessor. Isto porque o conhecido designer e empreendedor dinamarquês Henrik Fisker decidiu, em colaboração com o ex-chairman da General Motors Bob Lutz e um conhecido piloto de Viper, Ben Keating, avançar para a criação de um superdesportivo à altura dos pergaminhos do modelo da Dodge, a que deram o nome de VLF Automotive Force 1. Do qual é agora apresentado o primeiro teaser da variante Cabriolet.

Segundo alguma imprensa especializada, que dá agora a conhecer não só um sketch, mas também algumas imagens da produção do modelo, a variante de cabelos ao vento do superdesportivo parece anunciar uma solução de capota mais tradicional, em lona e retráctil, a cobrir um habitáculo de apenas dois lugares. Mantendo a construção do chassi e carroçaria em fibra de carbono.

Por outro lado e embora nada tenha ainda transpirado de forma oficial, é expectável que esta mesma variante venha a contar com o mesmo V10 8,4 litros naturalmente aspirado prometido para o coupé, e que estava também no Viper. Embora e no caso do modelo em preparação, a anunciar mais cerca de 100 cv e 52 Nm de binário que o bloco standard utilizado no Dodge – que debitava 640 cv de potência e 760 Nm de binário.

Com este propulsor, o VLF deverá conseguir acelerar, na versão cabrio, dos 0 até perto dos 96 km/h (0 a 60 milhas/hora), em pouco mais que três segundos, ou seja, ligeiramente acima do coupé, para o qual o fabricante anuncia 3,0 segundos exactos.

O cabrio deverá manter a caixa manual de seis velocidades, ainda que podendo acoplar, opcionalmente, uma transmissão automática de seis velocidades, accionada por patilhas junto ao volante. Qualquer uma das duas, envia a potência exclusivamente para as rodas traseiras que, tal como as dianteiras, estão equipadas com um sistema de travagem de alta performance desenvolvido pela Brembo, com discos de grande dimensões alojados em jantes com 21″, que montam pneus Pirelli P Zero.

A VLF Automotive deverá dar a conhecer o seu futuro roadster durante o Salão Automóvel de Xangai, já no próximo mês, sendo que as vendas deverão iniciar-se pouco após o anúncio dos preços, em Maio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR