O nome de David Attenborough já foi dado a um inseto, a um navio de pesquisa e investigação do Reino Unido e até a um dinossauro que viveu na Europa no Período Jurássico. Agora, foi a vez de um fóssil de camarão ter sido batizado com o nome do naturalista e apresentador de televisão britânico, como forma de comemorar o seu 90º aniversário, conta o The Telegraph. A ideia partiu de investigadores e cientistas das universidades de Oxford, Leicester, Yale e Imperial College London.

O fóssil, com menos de um centímetro de comprimento e com mais de 430 milhões de anos chamar-se-á assim Cascolus ravitis. Cascolus deriva do latim do nome Attenborough e ravitis vem do nome romano de Leicester, uma referência para o campus da Universidade de Leicester, local onde o britânico viveu durante alguns anos, já que o seu seu pai era o diretor da instituição.

David Attenborough revelou que não podia estar mais sensibilizado e grato com a nomeação.

O maior elogio que um biólogo ou um paleontólogo pode receber é a nomeação de um fóssil em sua honra e eu vejo isso como um grande elogio”, revelou Attenborough, em declarações à BBC.

Também Derek Briggs, professor na Universidade de Yale e autor de vários artigos relacionados com crustáceos, não poupou elogios à iniciativa.

É maravilhoso ser capaz de nomear um fóssil notável encontrado no Reino Unido em honra de Sir David, que tanto fez para promover a conservação da biodiversidade da Terra”, admitiu Briggs.

O fóssil foi encontrado numa rocha vulcânica no condado de Herefordshire, na zona oeste da Inglaterra, em perfeitas condições de conservação. Por não haver mais nenhum registo de um igual exemplar, o Cascolus ravitis passou a ser classificado como uma nova espécie.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O fóssil é o último de uma longa lista de espécies e objetos que foram nomeados com o nome do famoso biólogo e naturalista. Eis alguns deles:

  • Uma espécie de gafanhoto preservada em âmbar e encontrada em 2014 na República do Dominicana;
  • Um animal da espécie Zaglossus, mais conhecido como equidnas de bico longo, que vive nas florestas da Nova Guiné;
  • Uma borboleta rara que vive nas florestas tropicais da Colômbia e do Brasil, em homenagem à paixão que o britânico tem por elas;
  • Um dinossauro da espécie Attenborosaurus, que viveu na Europa no Período Jurássico há milhões de anos;
  • Um navio de pesquisa e investigação do Reino Unido, com o nome de RRS Sir David Attenborough.

David Attenborough nasceu a 8 de maio de 1926, em Londres, e é um conhecido apresentador de televisão e naturalista, considerado o pai da natureza moderna. Formou-se em Ciências Naturais na Universidade de Cambridge e começou a sua carreira como apresentador na BBC, emissora pública de rádio e televisão do Reino Unido, onde ficou conhecido pela série Zoo Quest. Depois chegou a ser diretor de programação. Desde então, Attenborough tem dedicado a sua vida à natureza e já escreveu, produziu e apresentou inúmeros programas relacionados com a natureza, chegando até a receber vários prémios.

David Attenborough