Ainda na semana passada a polícia britânica tinha estado nas margens do rio Tamisa para um exercício que testava a resposta das autoridades em caso de ataque terrorista. Foi tudo posto em prática “mais depressa do que julgávamos”, admitiu a Polícia Metropolitana em frente aos jornalistas.

Um homem matou quatro pessoas e feriu pelo menos outras quarenta após ter atropelado várias pessoas na Westminster Bridge e depois ter atacado um polícia, Keith Palmer, de 48 anos, às portas do Parlamento britânico. Eram 14h40 quando as autoridades foram chamadas ao coração de Londres e os paramédicos começaram a ajudar as vítimas do ataque.

À medida que as informações iam circulando, quatro vídeos e uma fotografia mostravam o que se passava em Westminster durante esta tarde, precisamente um ano depois do ataque terrorista em Bruxelas. Compreenda o ataque terrorista de Londres em cinco atos com o resumo, os vídeos e a imagem aqui em baixo.

O atropelamento na Westminster Bridge

Os primeiros momentos do ataque

Um carro atravessa a Westminster Bridge a alta velocidade e atropela várias pessoas. Os primeiros relatos dão conta de “pelo menos cinco pessoas”, mas o número pode ser muito maior. O condutor terá entrado em fuga. Era o primeiro passo de um ataque no coração de Londres.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Os tiros ouvidos dentro do Parlamento

O ataque chega aos portões do Palácio de Westminster

Pouco depois, foram ouvidos tiros junto às vedações do Parlamento britânico, onde decorria uma votação. Um polícia foi esfaqueado por um homem, possivelmente um cidadão britânico de origens jamaicanas ligado a um grupo extremista banido em Inglaterra. Esse homem foi depois abatido por outro agente com tiros no pescoço. A sessão no Parlamento foi suspensa.

O helicóptero aterra no Parlamento

As vítimas começam a ser assistidas

A Polícia Metropolitana foi chamada a Westminster às 14h40. Na altura tinham-se contabilizado doze feridos e apenas duas pessoas tinham sido dadas como mortas. Uma mulher veio a morrer no Hospital de St. Thomas, em Londres, por não ter resistido às lesões “catastróficas” descritas pelas autoridades. As ambulâncias, os carros da polícia e os agentes da força especial chegam ao local do ataque. São vistos helicópteros a aterrar nos jardins do Palácio de Westminster para ajudar os feridos mais graves. O polícia esfaqueado, Keith Palmer, de 48 anos, foi levado para o hospital, mas não resistiu aos ferimentos.

As pessoas fogem do Parlamento britânico

Os edifícios são evacuados e o pânico instala-se

A polícia dá ordens para ninguém sair dos edifícios. Embora Theresa May tenha sido retirada do Parlamento num Jaguar cinzento, centenas de pessoas continuaram retidas dentro do Parlamento e de outros edifícios em Westminster. O London Eye parou e os turistas foram obrigados a permanecer dentro das cápsulas por ordem da polícia. As evacuações foram controladas pela polícia, mas chegaram a ser interrompidas por causa de um pacote suspeito dentro de um veículo abandonado. Entretanto, 500 pessoas puderam ser levadas do Parlamento britânico.

Foto: o ataque ganha um rosto

Vários meios de comunicação avançam com o nome Abu Izzadeen

Pouco depois de as testemunhas terem descrito o possível atacante como um “homem negro com barbicha” (provavelmente acompanhado por outro “homem branco careca”), a Sky News avançou com a primeira foto do suposto terrorista: Abu Izzadeen, um britânico de origens jamaicanas conhecido das autoridades, aparece deitado numa maca após ter sido baleado pela polícia a ser transportado por paramédicos para uma ambulância. Mais tarde os jornais italianos, avançaram com a informação de que Abu Izzadeen poderá não ser o autor do ataque.