O viaduto de Alcântara, que obrigou ao corte do trânsito junto às docas devido a um problema num dos pilares, tinha a vistoria em dia. De acordo com um comunicado emitido esta quarta-feira pela Câmara Municipal de Lisboa, “a última vistoria técnica foi realizada a 13 de fevereiro de 2017, não tendo sido detetada qualquer anomalia ou problema no viaduto“. A estrutura foi alvo de uma obra de reforço em 2005, sendo regularmente examinado pelos serviços técnicos responsáveis, garante a autarquia.

Segundo a Câmara de Lisboa, tudo indica que o desvio do pilar e da estrutura tenham sido causados “pelo embate de um veículo pesado na guarda superior do viaduto”, não existindo risco de colapso. Durante a manhã, o vereador do Urbanismo da Câmara Municipal de Lisboa, Manuel Salgado, já tinha avançado com esta possibilidade.

A Infra-Estruturas de Portugal, organismo responsável pela manutenção da estrutura, já fez uma avaliação dos ricos, tendo entendido que estavam “reunidas as condições de segurança para reabrir a circulação ferroviária, passando as composições a uma velocidade reduzida junto do viaduto”. Apesar disso, “a circulação rodoviária sobre o viaduto vai continuar encerrada”.

Foram mobilizados os meios técnicos necessários para reparar o tabuleiro e normalizar o seu funcionamento. As obras vão começar ainda esta noite, entre as 2 e 6 da manhã. “Serão montados ainda hoje dispositivos hidráulicos para elevar o tabuleiro com vista a colocar esta estrutura e o pilar na posição correta”, explicou a Câmara Municipal de Lisboa, que aconselha a utilização de percursos alternativos, uma vez que existem “fortes condicionamentos” na zona.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Trânsito permanece condicionado em Alcântara

A deslocação do pilar no viaduto de Alcântara levou ao corte da circulação rodoviária e ferroviária no sentido de Algés, entre as 8h e as 11h desta quarta-feira, causando o cais na zona ribeirinha de Lisboa. Os transportes públicos tiveram de ser reforçados, e foram disponibilizados autocarros gratuitos entre o Cais do Sodré e Algés, e vice-versa.

De acordo com a Agência Lusa, os condicionamentos no trânsito continuaram da parte da tarde. “Está um bocadinho mais condicionado, mas é normal que vá agravando ao fim do dia devido ao número de carros que vão passar no local com as saídas dos empregos”, disse à Lusa fonte da Divisão de Trânsito da PSP, explicando que “não há carros a passar por debaixo do viaduto”, através da avenida da Índia. Na Avenida Brasília — artéria paralela à avenida da Índia e que também se localiza por debaixo do viaduto de Alcântara – o trânsito está a circular normalmente.

Os comboios estão a circular com normalidade. “A circulação continua a processar-se com redução de velocidade no troço de Alcântara até que a questão [do viaduto] esteja resolvida”, disse fonte da CP.