Confirmando o que o seu responsável de desenvolvimento já tinha anunciado – que a gama da marca iria contar a breve trecho com mais de quarenta modelos –, a Mercedes prova que está atenta a todo e qualquer nicho de mercado que lhe possa ser rentável, e prepara-se para lançar uma variante de três volumes e quatro portas do Classe A. Mas só quando este conhecer uma nova geração, cuja apresentação oficial é esperada para Setembro, no Salão de Frankfurt.

Por isso, no próximo Salão de Xangai, a decorrer já em Abril, a marca da estrela deverá mostrar apenas o protótipo deste novo derivativo do popular modelo de acesso à sua gama, mas já muito próximo do que será a sua versão definitiva de produção em série. Uma proposta estilisticamente menos ousada do que o CLA, mas também mais racional, com mais espaço para passageiros e bagagens, e, sobretudo, com uma maior habitabilidade traseira e um acesso mais fácil aos respectivos lugares.

Tudo indica, assim, que a marca da estrela não pretende perder terreno quer para a Audi, e o seu A3 Limousine, quer para a BMW, com o Série 1 de quatro portas. Aliás, poderá ser mesmo a popularidade deste último no mercado chinês a principal motivação para a criação do Classe A tricorpo, e a justificação para que a sua estreia em público venha a ocorrer, justamente, na China, pese embora, ao contrário do que sucede com o seu rival bávaro, a respectiva comercialização não deva vir a estar exclusivamente reservada ao mercado local.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR