Se a ideia de provar vinho nos camarins ou nos foyers de um teatro com quase 100 anos de idade lhe soa bem, tome nota daquela que será a primeira edição do “Vinhos em Cena”. De 23 a 26 de março (quinta a domingo) o vinho vai encher os corredores do Teatro Tivoli BBVA, em Lisboa, e ser protagonista de uma história que promete encher a plateia de enófilos.

Por todo o edifício vão estar espalhados vinhos de 40 produtores que representam a grande maioria das regiões vitivinícolas portuguesas. E a acompanhar a bebida que nasce de videiras plantadas um pouco por todo o país há arte, espetáculos, debates, workshops e experiências gastronómicas. As diferentes atividades em agenda acontecem quase sempre em simultâneo, debaixo de um mesmo teto.

“A ideia era criar um projeto que fosse diferenciador. Trazer um pouco de glamour e juntar vinho à cultura e ao teatro. É um três em um”, diz ao Observador Paulo Dias, diretor geral da UAU, a promotora de espetáculos proprietária do teatro. “Diferente” é, sem dúvida, um dos adjetivos que se podem utilizar para descrever a feira de vinhos que, na verdade, de feira tem muito pouco.

A primeira edição do “Vinhos em Cena” vai ocupar até dia 26 o Teatro Tivoli BBVA. © Divulgação

Se no palco terão lugar momentos musicais, palestras e debates, sempre à volta do vinho e com pessoas do vinho, nos camarins decorrem provas e workshops. Dentro das frisas, ou até mesmo atrás da plateia, a promessa é de algo mais íntimo, com ostras a serem servidas com champaghe, foie gras com licorosos e vinho do Porto com chocolate.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A primeira de muitas edições — com Paulo Dias a assegurar que este será um evento anual — vai ainda contar com a presença de dois críticos de vinhos: o britânico Charles Metcalfe (com um vasto currículo onde os vinhos nacionais ganham especial destaque) e a espanhola Sara Peños Lledo, sommelier e professora do módulo “Vinhos de Portugal”, dado na Escola Europeia do Vinho.

A peça vínica está em cena no teatro que também é monumento nacional — e que consegue dar guarida até 500 pessoas em simultâneo — até ao próximo domingo, das 15h às 23h (esta quinta o evento arranca pelas 17h e prolonga-se até às 20h30). O bilhete diário de admissão custa 19 euros por pessoa, sendo que tanto os workshops como as experiências gastronómicas têm valores à parte. O calendário completo pode ser consultado aqui.

O quê? Vinhos em Cena
Onde? Teatro Tivoli (Av. da Liberdade, 182-188, Lisboa)
Quando? 23 a 26 de março
Quanto? 19€ o bilhete diário