Quem teve de andar no metropolitano de Londres na manhã de esta quinta-feira encontrou uma cidade silenciosa e de olhos postos nos ecrãs de telemóvel em busca de novidades. No dia seguinte ao ataque terrorista que vitimou quatro pessoas e feriu outras 29, a capital britânica tenta regressar à normalidade. Para levantar a cabeça dos londrinos, o London Underground espalhou mensagens de incentivo e encorajamento pelos painéis brancos onde se costumam escrever informações sobre as circulações dos comboios de metropolitano. Já são virais nas redes sociais.

É comum que estes painéis sejam invadidos por “citações do dia” que ponham os utilizadores do tube, nome dado à rede metropolitana de Londres, a refletir enquanto viajam. Mas essas frases tiveram um impacto especial esta quinta-feira: todas falam sobre solidariedade, coragem e determinação e fazem referência aos acontecimentos em Westminster nesta quarta-feira. Todas têm hashtags ao lado: #LondonIsOpen, #WeAreNotAfraid e #WeStandTogether estão agora entre as mais usadas nas redes sociais em Inglaterra.

Uma das frases que têm sido mais fotografadas e partilhadas nas redes sociais diz: “A flor que brota na adversidade é a mais rara e a mais bela de todas”. É uma citação tirada do filme de animação “Mulan”, que chegou ao grande ecrã assinada pela Disney em 1998. Outras frases fazem também um educado (e irónico) lembrete aos terroristas e sublinham que, aconteça o que acontecer, os londrinos vão sempre “beber chá e olhar em frente”.

Iniciativas destas já foram adotadas pelo governo britânico em tempos de adversidade. O famoso cartaz “Keep Calm & Carry On” foi preparado em 1939, no início da II Guerra Mundial, pelo Governo do Reino Unido para ser distribuído nas ruas em caso de invasão pelas tropas alemãs. A mensagem chegou a ir para as ruas, mas os exemplares eram escassos e o cartaz só ficou conhecido em 2000 quando foi redescoberto pelo alfarrabista Barter Books.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Aqui em baixo estão as imagens recolhidas nas estações de metro de Londres e partilhadas nas redes sociais.

https://twitter.com/HuntedBen/status/844923230452375553