Carlos Zorrinho era o único representante nacional na shortlist deste ano dos MEP Awards, uma eleição anual dos melhores eurodeputados nas várias áreas de trabalho. E acabou por ser eleito na categoria Mercado Único Digital, batendo a concorrência das eurodeputadas francesa e checa. “Ser eleito aumenta ainda mais o meu empenho em trabalhar na União Digital e na União da Energia”, diz o socialista.

Os resultados foram conhecidos esta semana. O júri reunido pela revista The Parliament acabou por consagrar o português, que tinha sido apontado como um “apaixonado defensor do uso da inovação digital como forma de melhorar os serviços públicos e a educação“. Ao Observador, o eurodeputado diz que o prémio acaba por funcionar como um incentivo pessoal.

Ser nomeado como um dos 3 melhores eurodeputados na área do Mercado Digital pelos stakeholders do setor e, depois, escolhido para receber o MEP AWARDS 2017 por um júri de especialistas aumenta ainda mais o meu empenho em trabalhar na União Digital e na União da Energia como processos de coordenação aberta e cooperação reforçada que podem ser a base de um novo impulso no projeto europeu e ajudar a reconectar os cidadãos com esse projeto”, admite o socialista.

O prémio é atribuído a título individual, com base na avaliação feita ao trabalho desenvolvido por cada um dos eurodeputados nas várias áreas (são 17, ao total).

Carlos Zorrinho, na gala de entrega dos MEP Awards

Apesar da distinção individual e da nota que deixa do seu percurso das últimas décadas, Zorrinho também recorda o trabalho conjunto que se faz em Bruxelas: “Ao receber esta distinção, que partilho com a minha equipa, com a delegação do PS no Parlamento Europeu e com todos os meus colegas eurodeputados portugueses, recordo o caminho que percorri até aqui, designadamente o lançamento do Alentejo Digital ainda no século passado e na pré-história das novas tecnologias digitais e a coordenação do Plano Tecnológico que colocou Portugal na primeira linha da fronteira digital onde ainda hoje permanecemos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Bruxelas. Apenas um português entre os melhores eurodeputados

Zorrinho estava na corrida para melhor eurodeputado do Mercado Único Digital com a francesa Virginie Rozière e a checa Dita Charanzová — ambas eleitas pela primeira vez em 2014. A shortlist, conhecida em janeiro deste ano, tinha 53 eurodeputados em competição, distribuídos por 17 áreas:

  1. Agricultura e Desenvolvimento Rural
  2. Cultura, Educação e Desporto
  3. Desenvolvimento
  4. Economia e Assuntos Monetários
  5. Emprego e Assuntos Sociais
  6. Energia
  7. Ambiente
  8. Assuntos Externos
  9. Mercado Interno e Proteção do Consumidor
  10. Comércio Internacional
  11. Justiça e Liberdades Civis
  12. Novas Tecnologias
  13. Saúde Pública
  14. Desenvolvimento Regional
  15. Investigação e Inovação
  16. Transportes
  17. Direitos das Mulheres e Igualdade de Género

Os MEP Awards são atribuídos anualmente. Na última edição, foram distinguidos José Manuel Fernandes (na área de Economia) e Cláudia Monteiro Aguiar (Turismo), mas, em 2015, não houve qualquer português entre os vencedores. Em anos anteriores venceram as respetivas categorias os eurodeputados Marisa Matias (Saúde), Luís Paulo Alves (Clima), Edite Estrela (Emprego e Assuntos Sociais), Maria da Graça Carvalho (Investigação e Inovação).