Cerca de 120 alunos dos concelhos de Castro Daire e Resende ficaram esta quinta-feira em casa devido à neve, que obrigou ao encerramento de estabelecimentos de ensino e impediu alguns transportes, disseram à agência Lusa fonte das autarquias.

Segundo a GNR, cerca das 10h00, a Estrada Nacional 321, entre Castro Daire e Cinfães, estava com o trânsito condicionado e as estradas municipais 553 (Felgueiras — Resende) e 553-1 (Panchorra – Resende) encontravam-se ainda cortadas.

Fonte da Câmara de Castro Daire explicou à Lusa que esta quinta-feira estão encerrados estabelecimentos de ensino em Picão e Cutelo, situados na Serra do Montemuro.

“Em Picão, está encerrada a escola básica e o jardim-de-infância, e, em Cutelo, o jardim-de-infância. Estamos a falar de 30 crianças, no total”, referiu.

Houve ainda cerca de 60 alunos que não puderam ser transportados nem para a escola básica 2/3, nem para a secundária de Castro Daire.

“São alunos da freguesia de Gosende e também de algumas aldeias serranas, nomeadamente da freguesia de Pinheiro e Picão, que não tiveram transporte”, acrescentou.

No concelho de Resende, não há estabelecimentos de ensino encerrados. “No entanto, não se conseguiu fazer o transporte escolar nalguns pontos” do maciço serrano, disse fonte da autarquia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Segundo a mesma fonte, ficaram em casa 32 alunos residentes em Feirão, Talhada e Panchorra, sendo que dez deles frequentam o pré-escolar e o primeiro ciclo no Centro Escolar de S. Cipriano e os restantes 22 o segundo e o terceiro ciclos em Resende.

O município está desde as 07h00 a fazer trabalhos de limpeza nas estradas municipais 553 e 553-1, esperando ainda da parte da manhã “reabrir pelo menos algum dos corredores”, acrescentou.

No concelho de Cinfães, as escolas encontram-se todas abertas, mas ao início da manhã também houve dificuldades de realizar os transportes escolares.

Fonte da autarquia explicou à Lusa que, ao início da manhã, “alunos das zonas mais afetadas pela neve não foram transportados” para as escolas, mas a situação deverá ser entretanto regularizada para tentar que ninguém falte às aulas.

A neve também caiu no concelho de Lamego, mas, de acordo com fonte da autarquia, não afetou o funcionamento das escolas.