Nos próximos dias o Google Maps prepara-se para receber novas funcionalidades, entre elas, a possibilidade de os utilizadores poderem partilhar, em tempo real, a sua localização com qualquer contacto.

Segundo o comunicado enviado pela Google, a ideia é simplificar a resposta à pergunta “onde estás?”, passando a resposta a estar à distância de uns meros cliques e pelo tempo que o utilizador desejar.

Através da aplicação para Android ou iOS, vai ser possível partilhar a sua localização atual e a outra pessoa pode acompanhar o seu percurso, quer através das aplicações, quer através da versão para desktop.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O método de partilha é simples, basta ir ao menu lateral da aplicação (ou clicar no ponto azul do mapa que representa a sua localização), escolher a opção “partilhar localização” e selecionar quem quer que acompanhe o seu trajeto e por quanto tempo.

Ao partilhar a sua localização, a outra pessoa vai ter acesso ao seu percurso e à hora estimada para chegar ao local. Assim que chegar ao seu destino a partilha termina automaticamente.

Pode partilhar diretamente com os contactos ou enviar um link. A outra pessoa poderá ver a sua localização no mapa e o utilizador terá sempre um ícone no próprio mapa para o lembrar que está a partilhar a localização, podendo cancelar esta opção a qualquer momento.

Outra novidade que vai fazer parte do Google Maps é a integração com o serviço Cabify, permitindo ao utilizador comparar estimativas de custos de viagem dos serviços disponíveis em Portugal (Táxi, Uber, etc.) e qual o tempo de espera para cada motorista chegar ao local onde o utilizador se encontra. Depois é só escolher o serviço pretendido e o Maps encaminha-o para a reserva.

Estas alterações deverão estar disponíveis, em todo o mundo, nos próximos dias.