O Presidente do Brasil, Michel Temer, disse esta quinta-feira que vai ligar pessoalmente para o chefe de Estado da China, Xi Jinping, para esclarecer a situação da carne brasileira, que foi alvo de embargo no país asiático.

“Eu mesmo vou ligar para o Presidente da China, com quem já estive algumas vezes, para esclarecer esta situação [das denúncias contra empresas exportadoras de carne brasileiras]”, disse Michel Temer durante a cerimónia de lançamento do Novo Processo de Exportações do Portal Único de Comércio Exterior.

Comentando a operação policial contra a venda ilegal de carnes, que denunciou empresas do setor que comercializavam produtos no Brasil e no exterior, o chefe de Estado considerou que a sociedade se mobilizou para contestar aquilo que aparentemente poderia transformar-se num “evento internacional desastroso”.

“Tivemos pronta resposta e logo superaremos esse embaraço, que poderá causar prejuízos ao país. O Brasil todo colaborou para esse facto, que é um dos principais de nossa economia e não pode ter a credibilidade abalada”, avaliou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

O Brasil, considerado um dos maiores exportadores de carne do mundo, tenta reverter uma crise de confiança sobre as carnes exportadas pelo país desde a semana passada, quando a polícia federal denunciou a venda de produtos ilegais feita por 21 fábricas do setor de carne, entre elas unidades de grandes companhias exportadoras como a BRF e a JBS.

Após as investigações serem tornadas públicas a União Europeia e países e territórios como China, Egito, Chile, Hong Kong, Japão, México e Arábia Saudita suspenderam as exportações ou anunciaram restrições de entrada das carnes brasileiras.

Esta quinta-feira, o Governo da África do Sul também anunciou restrições das exportações de carne do Brasil.

Segundo dados divulgados pelo Ministério da Agricultura, o Brasil exportou em 2016 mais de um milhão de toneladas de carne bovina. Os principais destinos foram Hong Kong, Egito, China e Rússia.

Também foram exportados cerca de 3,9 milhões de toneladas de carne de frango sem ser processada, cujos principais compradores foram Arábia Saudita, China, Japão, Emirados Árabes Unidos e Hong Kong.

O Brasil vende produtos de origem animal para mais de 150 países, respondendo por 20% do mercado internacional de carne (bovinos, aves e suínos).

O setor de carne do país movimenta cerca de 14 mil milhões e dólares (12,9 mil milhões de euros) por ano em exportações.