Os países da NATO decidiram agendar para 25 de maio, em Bruxelas, a próxima reunião do Conselho do Atlântico Norte a nível de chefes de Estado e de Governo, anunciou esta quinta-feira a organização em comunicado.

A reunião, cujo programa também prevê a inauguração da nova sede da organização aliada, ocorre quando a Aliança procede ao mais importante reforço da sua defesa coletiva desde o final da guerra fria e intensifica os esforços destinados a proteger a estabilidade para além das suas fronteiras, indica o texto.

Nesta cimeira deverá estar presente, pela primeira vez, o Presidente dos EUA, Donald Trump. “Para os dirigentes da NATO, esta será uma importante ocasião de chegarem a acordo sobre a forma de reforçar a ação da Aliança, incluindo no domínio da luta contra o terrorismo”, declarou esta quinta-feira o secretário-geral da NATO, Jens Stoltenberg, citado no comunicado.

“Foram obtidos progressos no sentido de repartir de forma mais equitativa as tarefas no interior da Aliança, mas também refletiremos sobre o que será ainda necessário fazer para honrar o compromisso assumido pelos chefes de Estado e/ou de Governo de despenderem mais e melhor em termos de Defesa”, assinalou ainda o secretário-geral da NATO.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR