Este fim de semana, nos dias 25 e 26 de março, o BEST Almada (Board of European Students of Technology) vai juntar cerca de 68 estudantes de engenharia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Nova de Lisboa (FCT/NOVA) à equipa apurada da Escola Profissional de Educação para o Desenvolvimento (EPED) para competirem na primeira fase local da European BEST Engineering Competition (EBEC), a maior competição de engenharia da Europa.

“É, principalmente, uma oportunidade para os jovens estudantes estimularem a sua criatividade, espírito de equipa e gestão de tempo e aplicarem os conhecimentos teóricos que vão aprendendo ao longo do seu percurso académico. É também uma oportunidade para os estudantes estabelecerem contacto com empresas de renome e ficarem a conhecer os seus problemas reais.”, explica Filipa Monteiro, membro do BEST Almada.

No total, são 18 equipas de quatro elementos que vão ter a oportunidade de concorrer, segundo o comunicado enviado, ao “prémio de melhor equipa de estudantes de engenharia da Europa“, a partir de Almada. Existem duas categorias nas quais podem concorrer: Team Design e Case Study; tendo depois a oportunidade de defender a região que representam (Almada) na cidade do Porto, na fase nacional da competição.

A fase final decorrerá, posteriormente, em Brno, na República Checa e vai contar com uma competição entre os melhores estudantes de engenharia da Europa. Esta última fase vai juntar os vencedores da competição nacional, no Porto, “em conjunto com os vencedores das restantes 14 rondas nacionais (realizadas em mais países da Europa)”, conclui Filipa Monteiro.

A edição deste ano vai contar com a participação especial e o apoio da Brisa assumindo-se também como um aliado para o desenvolvimento de Portugal. Filipa acrescenta ainda que “nesta edição, o Case Study será um problema real da empresa Brisa e é esperado que os participantes desenvolvam soluções inovadoras ao longo da competição, havendo mesmo a possibilidade da melhor solução ser, posteriormente, desenvolvida e aplicada na realidade da empresa.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR