A Federação de Empresários e Profissionais Luso-canadianos vai entregar 40 bolsas de estudo a alunos portugueses no Canadá na sua gala anual no sábado, disse esta sexta-feira à agência Lusa a presidente da instituição.

“Tenho o prazer de anunciar que este ano vamos ter 40 beneficiários do programa de bolsas de estudo, que acredito ser um recorde. É um reconhecimento da generosidade da comunidade”, afirmou Michelle Jorge.

A FPCBP (acrónimo em inglês de Federation of Portuguese Canadian Business and Professionals) organiza no sábado, pelas 19h00 (23h00 de Lisboa), a 35.ª Gala Anual, em Brampton, no Pearson Convention Centre.

O tema deste ano ‘Onde Estão Agora?’ pretende fazer uma “retrospectiva do passado até ao futuro” da comunidade no país.

“Esta gala é definitivamente a reflexão de até onde já foi a comunidade. Nos últimos 35 anos demos passos importantes e positivos para avançar e solidificar os nossos modelos de presença e liderança no Canadá”, acrescentou.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Charles Sousa, ministro das Finanças do Ontário, e Armindo Silva, o primeiro presidente da FPCBP, serão oradores principais do evento.

Os Prémios de Excelência Profissional 2017 vão ser entregues à empresária e apresentadora de televisão, Nellie Pedro (Empresarial), ao professor catedrático da Universidade da Colúmbia Britânica, José Carlos Teixeira (Profissional), ao presidente da Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário, José Maria Eustáquio (Cívico), e ao agente da polícia de Toronto, Peter de Quintal (Nova Geração).

“Para saberes para onde vais é importante saberes onde estiveste”, sublinhou Michelle Jorge, explicando que os antigos presidentes da federação serão reconhecidos durante a cerimónia.

Charles Sousa, que também já foi presidente da FPCBP, vai apresentar com a sua família, uma bolsa de estudo em homenagem ao seu pai, o ‘pioneiro’ António Sousa, falecido no verão passado.