Disponível entre nós desde Maio de 2016, numa única versão e um preço a rondar os 50.000€, a nova geração Ford Focus RS regista, até ao momento, um total de 34 unidades vendidas em Portugal, das quais 24 foram já entregues foram aos novos donos. Números que, até pelas diferenças em termos da dimensão dos mercados, acabam sendo naturalmente mais baixos do que os registados nos EUA, onde a versão mais desportiva do familiar compacto da Ford já vendeu 3.500 unidades, desde Julho do ano passado.

Como curiosidade e citando dados agora divulgados pela marca, refira-se que é na Califórnia, estado norte-americano mais conhecido pela forma como habitualmente adere às propostas ambientalmente mais correctas, que o Focus RS mais vende, com 627 unidades. Seguindo-se-lhe o Michigan (256 unidades), o Texas (244) e a Florida (230).

“Apesar de se tratar de um modelo de elevada performance, a verdade é que nem sequer vimos os números diminuírem durante os meses de Inverno, com os clientes a manterem o interesse, graças também ao facto de o veículo dispor da nova tracção integral Ford Performance AWD”, comenta a responsável pelo marketing do modelo Focus, Jessica Bishop.

De resto, e no que ao equipamento diz respeito, importante é também o facto de, nos EUA, os clientes do Focus RS não se restringirem ao que é proposto de série. A maior parte opta pela inclusão do pack RS2, disponível apenas em alguns mercados que não o português, e do qual fazem parte elementos como os bancos Recaro revestidos a pele, com aquecimento e oito tipos de regulação no caso do condutor, retrovisores exteriores aquecidos e volante igualmente com aquecimento. Sendo que os clientes decidem frequentemente acrescentar ainda mais equipamento, conforme demonstra o facto de o valor médio pago por um Focus RS ser de 42.351 dólares (39.799€), quando o preço de entrada é de apenas 36.605 dólares (34.399€), bem inferior ao valor exigido aos condutores portugueses.

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Já no nosso país, nem mesmo o facto de o Focus RS ser inquestionavelmente mais caro parece impedir os seus novos donos de acrescentarem sempre mais qualquer coisinha. Os vidros escurecidos, com o custo extra de 100€, surgem no topo dos opcionais mais vezes pedidos – aliás, segundo apurou o Observador junto da Ford portuguesa, só uma das 34 unidades vendidas não conta com este opcional. Em segundo lugar (26 carros), surge o pack Conforto RS, sinónimo de controlo automático da velocidade, câmara traseira e chave inteligente, pelo preço de 508€ e, em terceiro, o pack City (24), composto pela travagem activa em cidade, sistema auxiliar de estacionamento atrás e retrovisores eléctricos e rebatíveis, pelos mesmos 508€.

Focus RS versus rivais

No mercado americano, onde o Focus RS está em comercialização há menos de um ano, o rival Volkswagen Golf R terminou o ano de 2016 com 4.493 unidades vendidas, às quais há ainda que acrescentar mais 940 unidades transaccionadas nos dois primeiros meses de 2017. Já outros concorrentes directos, como os Subaru WRX e ST, representaram, em conjunto, nos EUA, um total de 33.279 unidades em 2016, acrescidas de 4.640 transaccionadas já em 2017.

Em Portugal, pelo contrário e segundo o que o Observador conseguiu apurar, o mesmo Volkswagen Golf R, cuja última geração esteve em comercialização entre nós até há bem pouco tempo, vendeu somente 23 unidades. Ao passo que a actual geração do mais popular Honda Civic Type-R, cuja substituição está também já agendada, soma 53 veículos vendidos. Muito provavelmente, resultado também de um preço mais acessível.

De resto e no mesmo patamar de preço (cerca de 42 mil euros), destaque ainda para os bons resultados conseguidos, por exemplo, pelo Peugeot 308 GTI, com 32 unidades transaccionadas, uma das quais na variante mais exuberante (cor exterior em preto e vermelho), com um custo extra de mais mil euros. Já a versão mais potente e exclusiva daquele que é um dos desportivos compactos de maior aceitação em Portugal, o Renault Mégane RS, denominada RS 275 Trophy e com um preço de 44.150€, vendeu em Portugal apenas 14 unidades. Número que, no entanto, encontra justificação no facto de se tratar de uma série limitada, ou não tivesse a versão base vendido cerca de 220 unidades! Finalmente e quanto às propostas da Subaru, com grande aceitação nos EUA, vivem entre nós, pelo contrário, um período de – digamos assim – total sequeiro, sem qualquer veículo vendido.

Recorde-se que o novo Ford Focus RS é produzido na fábrica de Saarlouis, na Alemanha, surgindo equipado com um motor de quatro cilindros e 2,3 litros EcoBoost Turbo, com 350 cv e 474 Nm de binário, acoplado a caixa manual de seis velocidades. Estreando ainda a nova tracção integral Ford Performance AWD com controlo dinâmico do binário, a par da tecnologia Launch Control e de um inovador modo de condução Drift, para uns vibrantes powerslides em total segurança.

Em termos de prestações, o Focus RS anuncia uma capacidade de aceleração dos 0 aos 100 km/h em 4,7 segundos, com a velocidade máxima anunciada a surgir aos 266 km/h.