A dupla audição de Carlos Costa fez com que Teresa Leal Coelho tivesse chegado ao Conselho Nacional do PSD, que começou às 21h30, já depois da meia-noite. Já perto da uma da manhã, a vice-presidente do PSD — que o líder do partido tinha elogiado horas antes perante os conselheiros — fez a sua primeira conferência de imprensa como candidata à maior câmara do país, garantindo que tem “um bom projeto para Lisboa” que será “concretizado quando for presidente.” E, quanto a isso, diz confiante: “Dentro de meses serei presidente da câmara de Lisboa“.

Teresa Leal Coelho começou a conferência precisamente por justificar que só chegou ao VIP Executive Villa Rica Hotel, na avenida 5 de Outubro em Lisboa, porque esteve “sete horas numa reunião do governador do banco de Portugal, depois de oito horas de trabalho.” Vice-presidente do PSD, presidente da Comissão de Orçamento, Finanças e Modernização Administrativa no Parlamento, vereadora em Lisboa e agora candidata. Teresa Leal Coelho não se tem conseguido desdobrar e teve mais ausências que presenças no executivo para o qual agora se candidata. Mas não considera isso um entrave. “Já compatibilizei a tarefa de deputada e de candidata a deputada”, exemplificou.

Quanto ao projeto para a cidade, define como objetivo “trabalhar para as pessoas, que aqui vivem, que aqui trabalham”. Quer ser presidente de um município que “acolha os turistas, mas que defina a prioridade nas pessoas que aqui vivem, que aqui trabalham, que aqui investem”.

Teresa Leal Coelho explicou que de nada vale uma “cidade embelezada, mas sem infraestruturas”. E deixou críticas a Fernando Medina: “Não queremos manhã em que as pessoas acordem sobressaltadas com uma derrocada, com a queda de viaduto. Não queremos uma cidade em que um caneiro impeça a circulação automóvel.

A candidata do PSD defende ainda uma cidade desburocratizada, em que os investidores não tenham de esperar tanto por um licenciamento. Confessou também que recebeu o programa elaborado por José Eduardo Martins antes do almoço que teve com o antigo vice-presidente da bancada social-democrata na última quarta-feira. “José Eduardo Martins está muito motivado para colaborar com esta campanha”, adiantou, embora ressalve que o documento terá “muitas alterações” que vão resultar do seu contributo.

Quanto a equipa de candidatos a vereadores, explica que os divulgará “oportunamente”, mas antecipa que será uma “equipa de gente com muita qualidade, gente profissionalizada, que não se vai servir da política, mas servir a política.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR