Um diário que John F. Kennedy escreveu durante uma viagem pela Europa mostra algum fascínio do norte-americano pela personagem de Adolf Hitler quando era jovem. Segundo a BBC, o diário vai agora ser leiloado e foi escrito quando Kennedy tinha 28 anos. Kennedy previa que Hitler iria “emergir do ódio que agora o rodeia como uma das figuras mais relevantes” da História. E escrevia ainda: “Ele é feito da mesma massa das lendas.”

Kennedy escreveu esta entrada no diário no início do verão de 1945, após uma visita ao refúgio do ditador alemão nas montanhas bávaras. Os historiadores acreditam que este é o único diário que existe do Presidente dos EUA. A cópia original está há muito nas mãos de Deirdre Henderson — que trabalhou como assistente de Kennedy quando este ainda era senador — e decidiu leiloá-la a 26 de abril, em Boston.

John F.Kennedy escreveu um diário com 61 páginas quatro meses após o suicídio de Hitler. O jovem norte-americano estava na altura a viajar pela Europa como jornalista após terminar o serviço militar num navio no Oceano Pacífico. A antiga assistente do senador Kennedy destaca que quando JFK colocou Hitler na condição de lenda referia-se ao mistério que o rodeava e não às atrocidades que cometeu contra a humanidade.

Na apresentação da peça para leilão Deirdre Henderson refere ainda que “em nenhuma parte do diário, ou em qualquer dos seus escritos, há sinais de simpatia [de Kennedy] pela causa ou pelos crimes nazis.” No mesmo diário, Kennedy refere-se a Winston Churchill como um “ídolo.” Espera-se que o diário seja arrematado por cerca de 200 mil dólares (185 mil euros).

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR