O presidente da Comissão Europeia afirmou este sábado que a declaração firmada em Roma por ocasião do 60.º aniversário do tratado fundador da União Europeia deve marcar “o início de um novo capítulo” para uma “Europa unida a 27”, acrescentando que a declaração assinada na capital italiana por 27 líderes europeus deve preparar o cenário para um crescente sentimento de otimismo.

Após a assinatura da declaração, Jean-Claude Juncker afirmou que o texto é um bom começo para uma ampla discussão sobre o futuro do bloco europeu após a saída do Reino Unido. Segundo o presidente da Comissão Europeia, a atmosfera é propícia para abordar o processo britânico “com confiança”.

“O que alcançámos nos dias anteriores a Roma, e nas últimas horas aqui em Roma, transmite um estado de otimismo incipiente, porque, ao contrário do que foi presumido, não existiu confronto, não existiu nenhuma grande discussão entre as várias trajetórias concebíveis”, concluiu o político luxemburguês.

Os chefes de Estado e de Governo da União Europeia (UE) celebraram este sábado, em Roma, os 60 anos do projeto europeu, comprometendo-se a trabalhar para uma UE ainda mais forte e unida nos próximos dez anos. Foi a 25 de março de 1957 que seis países europeus (Bélgica, França, Itália, Luxemburgo, Holanda e República Federal da Alemanha) fundaram a Comunidade Económica Europeia, que esteve na origem da UE.

A celebração do Tratado de Roma decorre num contexto particularmente difícil para a UE, que se prepara para, pela primeira vez, perder um Estado-membro, o Reino Unido, tendo lugar quatro dias antes de Londres enviar para Bruxelas a notificação de ativação do artigo 50.º do Tratado de Lisboa, que desencadeará as negociações para a concretização do Brexit, um dos maiores reveses da história da UE.

Os líderes de 27 Estados-membros — o Reino Unido já não participou nas comemorações deste sábado na capital italiana — adotaram a Declaração de Roma, na qual manifestam “orgulho” pelos feitos alcançados ao longo de 60 anos de história e apontam o caminho a seguir, admitindo uma UE a diferentes velocidades mas “na mesma direção”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR