Num circuito desenhado num lago gelado, no norte da Finlândia, a Seat desafiou um especialista local em trenós puxados por cães – o meio de transporte mais tradicional por aquelas paragens – para enfrentar o novo Leon Cupra ST, equipado com o sistema de tracção integral 4Drive. Em termos práticos, a prova consistia num medir de forças entre 300 cavalos e seis cães, mas estes não são uns canídeos quaisquer.

O Seat Leon Cupra passa a poder oferecer em opção e exclusivamente na versão carrinha ST, o sistema de tracção integral 4Drive, fundamental para tornar o modelo mais compatível com uma utilização em pisos escorregadios, como lama, neve ou gelo. Com 300 cv, produzidos pelo motor 2.0 TSI, este Cupra está limitado electronicamente a 250 km/h, mas é capaz de atingir os 100 km/h em somente 4,9 segundos, beneficiando da caixa de dupla embraiagem de seis velocidades.

Os trenós de neve, meio de transporte com que poucos portugueses contactam, são uns veículos muito peculiares, existindo versões de carga, mais robustos, de passeio e até de competição (substancialmente mais leves), como os que disputam a Iditarod Trail Race, a corrida mais dura entre aquelas puxadas por cães.

Tal como o Seat, o trenó tem travão – uma garra articulada montada na traseira do veículo que se crava na neve ou gelo por acção do peso do condutor ou musher, sem a qual os cães não param de maneira alguma, pois nasceram para puxar, ou não fossem cães de tracção.

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Enquanto o Leon Cupra tem 300 cv, cada cão puxa facilmente 30 kg, apesar de raramente ultrapassar os 20 kg de peso, atingindo uma velocidade máxima de 40 km/h. Parece pouco, mas se tivermos em conta que a consegue manter mesmo sobre neve virgem, onde nenhum outro veículo é capaz de se deslocar – excepção feita para a moto de neve –, acaba por ser uma proeza assinalável.

O trenó é produzido pela Bjorkis, um reputado construtor sueco deste tipo de veículos, ideais para a neve e com grande tradição na Lapónia, região que abrange o norte dos três países nórdicos e uma parte da Rússia. Se o Cupra contou com o piloto Jordi Gené, especialista em provas de velocidade com carros de Turismo, aos comandos do trenó surgiu um outro piloto, ainda com mais anos de experiência.

Na pista gelada desenhada no lago, o Leon Cupra, apoiado na tracção 4×4 e sobretudo nos pneus com 400 pregos cada, revelou um maior à vontade, mas se o teatro das operações se deslocasse ligeiramente mais para o interior do traçado, então seriam os cães a ter vantagem, não só em tracção, como também em capacidade de evoluir naquelas condições e perante um piso menos compactado.

Vencedor? Claro que há e são dois. O Cupra dentro da pista e o trenó fora dela, como pode ver pelo vídeo.

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