O líder dos conservadores, Boiko Borisov, afirmou, este domingo, que o seu partido está preparado para formar Governo, depois das primeiras projeções após o encerramento das urnas apontarem para uma vitória nas eleições legislativas antecipadas, com 32,2% dos votos.

Boiko Borisov disse esta noite que o GERB (Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária, GERB) tem o “dever de formar um governo porque esta é a vontade do povo” e porque foi o partido que desencadeou estas eleições antecipadas.

O ex-primeiro-ministro recusou-se a anunciar com que partidos tentará formar um governo de coligação, optando por aguardar pelos resultados finais destas eleições legislativas, mas deixou a garantia que não permitirá “qualquer interferência de potências estrangeiras nos assuntos internos da Bulgária”.

As sondagens à boca das urnas divulgadas pelos ‘media’ búlgaros indicam que o partido de Boiko Borisov (Cidadãos para o Desenvolvimento Europeu da Bulgária, GERB, conservador) conseguiu superar o Partido Socialista Búlgaro (BSP), favorável a uma aproximação com a Rússia, que deve conseguir 28% dos votos.

Estes resultados abrem o caminho para um terceiro mandato para Boiko Borisov, que terá de negociar uma coligação governamental com outras forças políticas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR