A Uber decidiu suspender o programa de carros sem condutor após um acidente que envolveu um veículo ao serviço desta empresa em Tempe, no Arizona, na passada sexta-feira.

A imagem começou a circular na sexta-feira no Twitter: um carro da Uber acidentado, no meio de uma estrada em Tempe. E a empresa não tardou a confirmar a veracidade da fotografia e, desta forma, o acidente, que quase resultou no capotamento do automóvel.

Apesar de não ter causado feridos e de a polícia, no local, ter logo ilibado o veículo da Uber — um Volvo SUV –, a empresa decidiu suspender o programa de carros sem condutor, naquela cidade norte-americana, e também em Pittsburgh, onde foi criado, há um ano, o laboratório para acelerar esta tecnologia.

“Havia uma pessoa atrás do volante”, garantiu o polícia Josie Montenegro à Bloomberg, e outro ao lado, acrescentando que “é incerto se estava a controlar o carro no momento da colisão”. Certo é, afirmou a mesma fonte, que a culpa foi de um segundo veículo que não cedeu passagem ao carro da Uber.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Entretanto o porta-voz da Uber já veio dizer que a empresa “continua a averiguar as causas do acidente”, mas que podem já “confirmar que não havia passageiros nos lugares traseiros”.

Também veículos da Tesla e da Google sofreram acidentes enquanto circulavam em modo “sem condutor”, ambos os acidentes tiveram lugar em 2016.

Recorde-se que o serviço de carros sem condutor da Uber foi proibido na Califórnia, em dezembro de 2016, porque os carros não tinham sido registados para a realização de testes.