“Quero deixar absolutamente claro, para não haja nenhuma dúvida, que não vou perdoar as ações dele nem apoio as crenças que levaram a que cometesse este ato atroz”. Esta frase poderia pertencer a qualquer um de nós, a propósito dos atentados de Londres que vitimaram cinco pessoas e feriram mais de 50. E tinha impacto, claro. Mas sendo da mãe de Khalid Masood, ou Adrian Russell Ajao (nome de nascimento antes da conversão ao islamismo), o autor do ato abatido pela polícia, ganha uma outra força.

“Estou profundamente chocada e triste pelas ações do meu filho, que tirou a vida e feriu pessoas inocentes em Westminster. Desde que se descobriu que o meu filho era responsável, chorei muitas lágrimas pelas pessoas que foram apanhadas neste incidente horrível”, salientou em comunicado Janet Ajao, que tem estado protegida na sua casa em Gales pela polícia depois de ter sido também investigada (e ilibada).

“Gostava de agradecer aos meus amigos, família e à comunidade, do fundo do coração, todo o amor e apoio que nos têm dado”, completou na missiva.

Quem era Khalid Masood, o autor do atentado terrorista em Londres?

O Daily Mail fez também uma reportagem na pacata vila de Trelech, em Carmarthenshire, bem longe do local do atentado. “Deve estar a passar pelo inferno depois de descobrir que o filho era responsável por tamanha devastação. Acho que recusou o filho há uns 20 anos, depois do seu estilo de vida criminoso. Tenho os Ajaos como pessoas boas, normais, cumpridoras da lei. Será terrível para eles terem de viver com isto até ao final das vidas deles”, explicou ao jornal uma vizinha.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR