Véronique Gillardeau, uma das responsáveis pela conhecida empresa com o mesmo nome, fundada em 1898, terá gostado do conceito “le Bistrot do Lion”, desenvolvido pela Peugeot. E decidiu encomendar à marca francesa um bar de ostras móvel, que permita proporcionar aos seus clientes degustações do famoso bivalve nos centros das grandes cidades.

A tarefa ficou a cargo do Peugeot Design Lab e deu origem ao “La Marcelle”, um Peugeot Expert muito especial, assim baptizado em honra da filha do fundador da Gillardeau. Um verdadeiro espaço de restauração, em que os clientes estão ao mesmo nível da estrutura, assim podendo admirar a mestria do artesão responsável pela preparação das ostras, numa bancada de trabalho que conta com um alçapão para remoção das conchas, de modo a manter-se sempre impecável.

Este bar de ostras estende-se a partir da secção traseira do “La Marcelle” e pode ser rápida e facilmente montado por uma só pessoa. Quando não a uso, o bar amovível fica acomodado no espaço de carga do Expert, onde os designers gauleses integraram, ainda, a pia, a geladeira, vários espaços de arrumação e um aquecedor de água. Além disso, fazendo jus ao prestígio da Gillardeau, e aos códigos da cultura de ostras, o mobiliário é em aço inox, e os materais com visual em ardósia e madeira.

Esta primeira boutique móvel de degustação de ostras está, de momento, operacional em Bourcefranc-le-Chapus, pequena localidade frente à Ilha de Oléron, em França, estando já confirmada a encomenda de mais quatro unidades que permitam divulgar as reputadas ostras francesas. Ao que se sabe, nenhuma terá como destino proporcionar uma alternativa às famosas bifanas e couratos que fazem as delícias de muitos dos frequentadores habituais dos nossos estádios de futebol…

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR