Definitivamente, a família Trump não consegue ter um dia de descanso: algumas horas depois de se ter sabido que Ivanka Trump, filha mais velha do presidente dos Estados Unidos, irá representar pela primeira vez o país no próximo mês, em Berlim, surgiu a notícia menos positiva de que o marido e conselheiro-sénior de Donald Trump, Jared Kushner, será ouvido pelo Senado a propósito da novela russa que parece não ter fim.

A Casa Branca terá sido informada este mês que o Comité de Inteligência do Senado, que está a investigar a alegada interferência da Rússia nas eleições presidenciais, pretende ouvir o marido de Ivanka a propósito dos encontros agendados com o embaixador russo nos Estados Unidos, Sergey I. Kislyak, que terão incluído, no período de transição, uma reunião informal com o chefe do banco de desenvolvimento estatal russo, controlado pelo Kremlin.

Ligações da equipa de Trump à Rússia abrem primeiras brechas na administração

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

De acordo com o New York Times, a Casa Branca tinha conhecimento de um encontro no início de dezembro entre Kushner e Kislyak, realizado na Trump Tower, e onde esteve também Michael Flynn, que serviu de forma breve como conselheiro da segurança nacional. Todavia, pouco tempo depois mas ainda em 2016, o embaixador russo terá pedido uma segunda reunião ao conselheiro-sénior de Trump, que incumbiu um deputado de representá-lo. Ainda assim, Kushner terá estado mais tarde com Sergey Gorkov, líder do Vnesheconombank, colocado na lista de sanções dos Estados Unidos após a anexação da Crimeia pela Rússia.

Hope Hicks, porta-voz da Casa Branca, confirmou esses encontros e esclareceu que Kushner “estava à espera de uma conversa com os investigadores do Senado porque não está a tentar esconder nada e quer ser totalmente transparente”. Recorde-se que só a escolha de Jared Kushner para a administração de Trump tinha levantado muito polémica, devido às leis anti-nepotismo que impedem os detentores de cargos políticos de nomear familiares, o que não se aplicou neste caso do genro de Donald Trump.

“Ao longo da campanha e da transição, Jared Kushner foi o ponto de contacto oficial dos responsáveis governamentais estrangeiros”, indicou um responsável sob anonimato, citado pela France-Presse.

Quem é o genro de Trump que pode mandar na Casa Branca