Já sabemos a lengalenga de cor: é preciso cortar as pontas a cada dois meses para manter o cabelo saudável. Mas também sabemos que, muitas vezes, quando se chega ao salão e se pede para tirar “só as pontinhas” acaba-se com menos 10 centímetros de comprimento (na melhor das hipóteses). O mais certo é acabar por adiar a visita ao salão, o cabelo não ver uma tesoura durante meses e ficar com pontas duplas e danificadas. E o que é que vai preferir: cabelo comprido ou saudável?

É nesta dicotomia que bate o Hair Dusting, uma técnica através da qual é possível cortar as pontas danificadas sem mexer no comprimento da melena. Sal Salcedo, hairstylist de Los Angeles, anda a popularizá-la pelo continente americano e explicou ao site Refinery29 a forma como se faz:

É como remover o cotão das roupas. Primeiro tem que se alisar bastante bem os fios porque isso permite que os estragados simplesmente se levantem e fiquem ao de cima. São desses que nos vamos livrar, cortando a ponta de cada fio danificado.”

Se é simples e eficaz, por que razão não se pratica em todo o lado? Porque, explica Salcedo, é uma técnica bastante demorada. “Tem sido feita há séculos e, em algumas culturas, até se usam outras formas de Hair Dusting com fogo ou navalhas. Mas, na verdade, é quase como um segundo corte de cabelo depois dos fios terem sido moldados e aparados.”

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Antes de ir ao primeiro salão pedir para lhe fazerem isto, questione se o hairstylist se sente mesmo à vontade com esta técnica. Primeiro porque as tesouras são passadas na vertical e não na horizontal, como é comum. Depois porque é preciso tempo e paciência para aplicar o método. Fazer Hair Dusting a despachar nunca vai dar bom resultado.

Salcedo dá algumas dicas que sempre pode ler no salão:

  • A forma mais fácil é agarrar pequenas mechas de cabelo na mão e, lentamente, abrir e fechar a tesoura perpendicular à mecha de cabelo, cortando todas as pontas que ficam “levantadas”.
  • Esta técnica funciona em todos os tipos de cabelo mas é preciso alisar os fios para se poderem ver os que estão danificados.
  • Esta técnica deve ser feita da forma mais minimal possível. Quando bem feita, consegue-se cortar menos de meio centímetro de fio. O que significa que o comprimento fica praticamente o mesmo.

Não aconselhamos a fazer em casa mas — se for corajosa — estes dois vídeos explicam algumas técnicas e o passo-a-passo.