As pilotagens desastrosas de Harrison Ford demonstram não passar despercebidas nem aos olhos dos mais desatentos. Depois do seu último erro de aviação num aeroporto da Califórnia no mês de fevereiro, que quase se transformou num grave acidente de aviação, o ator norte-americano considerou que foi um “idiota”, conta a CNN. Nas gravações via rádio da avioneta, divulgadas pela Autoridade Federal de Aviação, Ford disse que aterrou na pista que estava destinada a um voo da America Airlines, que levava 116 pessoas a bordo, porque se distraiu com dois jatos na pista do aeroporto.

Olá, daqui fala Husky Eight-Niner Hotel Uniform [indicativo de chamada] e o idiota que aterrou na pista de aterragem”, podia ouvir-se Ford na gravação de áudio.

Por pouco o ator Harrison Ford não provocava um grave acidente de aviação

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Mas este não foi o primeiro incidente de aviação que o ator dos filmes Indiana Jones e Star Wars protagonizou. Há 18 anos, Harrison Ford teve de aterrar de emergência perto de um rio na Califórnia, quando voava num helicóptero juntamente com o seu instrutor de voo. Já no ano de 2000, teve de voar para fora de uma pista onde era suposto ocorrer a aterragem do avião, em Lincoln, no Nebraska. Mas o acidente mais grave ocorreu num campo de golfe perto do aeroporto de Santa Mónica, há cerca de dois anos, em 2015. O motor do avião, que Ford conduzia, falhou e acabou por provocar ferimentos graves ao norte-americano.

Apesar do historial de acidentes aéreos, Tom Haines, da Associação de Pilotos e Aeronaves, considera Ford um piloto profissional. “É um piloto muito habilidoso. É muito consciente e preocupado com a segurança e faz um treino de rotina com todos os seus aviões”, admitiu Haines, em declarações à CNN.

Um dos acidentes de aviação de Harrison Ford, em 2015