O antigo bombeiro Boiko Borisov venceu as eleições na Bulgária, mantendo-se na liderança do Governo do país mais pobre da União Europeia, vencendo os socialistas pró-russos. Segundo a Bloomberg, que cita dados oficiais mas ainda não definitivos, o partido de centro-direita Gerb conseguiu vencer pela terceira vez e deverá conseguir formar governo em coligação com alguns partidos nacionalistas de menor dimensão. O resultado tranquilizará aqueles que temiam que uma vitória do Partido Socialista pudesse levar a uma aproximação a Vladimir Putin.

Com 94% dos votos contados, o partido de Borisov arrecadou 33% da votação, contra os 27% do Partido Socialista (anteriormente, chamava-se Partido Comunista). Uma aliança com os Patriotas Unidos, que ficaram em terceiro lugar e estão disponíveis, será suficiente para formar Governo. Estas foram eleições antecipadas, depois de o seu candidato para as eleições presidenciais ter perdido, em novembro, para um socialista pró-russo.

Durante a campanha, no país mais pobre da UE, Borisov também disse que a Bulgária deveria reforçar os laços com a Rússia, um país com quem a Bulgária tem uma forte ligação histórica. Mas os Socialistas foram mais longe, defendendo que a Bulgária, membro da NATO, deveria votar contra as sanções europeias à Rússia de Vladimir Putin.

“O resultado é categórico e volta a confirmar que o Gerb será o principal partido num futuro governo. Precisamos de ter um governo estável e uma oposição estável”, afirmou o responsável. Alguns analistas alertam que a provável aliança com os partidos populistas poderá não ser muito estável, pelo que a política búlgara poderá continuar a ser um foco de incerteza na União Europeia.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR