Segundo o mais recente estudo do American Time Use Survey, um trabalhador americano que tenha entre 25 a 54 anos de idade e filhos passa mais de sete horas por dia a dormir, aproximadamente oito horas a trabalhar e, provavelmente, as restantes horas a pensar no trabalho que tem de fazer enquanto se dedica a tarefas domésticas e atividades de lazer. “É aqui que a produtividade nos pode ajudar“, escreve Chris Bailey no novo livro O Projeto da Produtividade onde procura um equilíbrio entre criar mais tempo e energia para as coisas que são significativas e alcançar ainda mais objetivos.

“Se se sente assoberbado de trabalho, é porque precisa imediatamente de criar mais espaço de atenção para si. Quanto mais espaço de atenção tiver, mais calmo se sentirá e mais produtivo se tornará”, conclui o autor de uma centena de artigos sobre produtividade. “Se libertar espaço de atenção para pensar, sentirá clareza e menos pressão”. Fazer melhorias pequenas e incrementais, recompensar-se, perceber o seu nível de resistência, trabalhar conscientemente e cultivar a sua concentração e níveis de energia são algumas das estratégias recomendadas pelo licenciado em gestão (que já acordou às 5h30 durante três meses para monitorizar o impacto das suas práticas na qualidade e quantidade de trabalho).

O livro foi publicado pela Conjuntura Actual Editora e custa 19,90€.

Mas se gerir a atenção e a energia ao longo do dia a dia, poderá empregá-la de forma mais sensata. Palavra de Chris Bailey que compilou cinco estratégias de produtividade para deixar de pensar no trabalho assim que chega a casa. Ora tome nota:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

1. Faça uma lista de objetivos realizados

“É uma lista simples e de revisão rápida, mas todas as semanas permite-me distanciar-me do meu trabalho e da minha vida, felicitar-me pelo trabalho feito e reconhecer os objetivos que o aumento da minha produtividade permitiu realizar”, escreve Chris Bailey em O Projeto da Produtividade. Sem uma lista, é normal que não pare ao fim do dia para refletir sobre os objetivos alcançados e tenha dificuldade em desligar-se do trabalho. “Rever a lista no final de cada semana prepara-me para a semana seguinte e incentiva-me a realizar mais — sobretudo quando estou a trabalhar em projetos de longo prazo cujos resultados não são imediatamente visíveis”, acrescenta o autor.

2. Observe fotografias de animais bebés ternurentos

Sim, leu bem. Segundo Chris Bailey, “olhar para animais bebés ternurentos pode levá-lo não só a fazer ‘oh’ mas também a melhorar o seu desempenho cognitivo e motor”. O autor menciona um estudo que descobriu que os animais bebés ternurentos tinham um efeito positivo no modo como os participantes geriam a sua atenção e que “ver coisas ternurentas melhora o desempenho subsequente em tarefas que exigem cuidado comportamental, provavelmente reduzindo a amplitude do foco de atenção”. Uma estratégia divertida para passar a dedicar mais atenção à sua vida pessoal.

3. Abstraia-se da produtividade e faça pausas mais vezes

“Em regra, devia estar a fazer mais pausas do que aquelas que faz agora — e isso inclui pausas ao longo do dia e pausas no trabalho em geral”, alerta o autor da obra O Projeto da Produtividade. Porquê? “As pausas ajudam-no a trabalhar de forma mais atenta e deliberada, a conceber novas ideias, a entrar em modo de divagação, a refletir sobre o seu trabalho, a compreender o sentido daquilo que faz e, em última análise, a tornar-se mais produtivo”, adianta Chris Bailey. Se não fizer pausas suficientes pode destruir completamente a sua produtividade e diminuir consideravelmente a sua energia e concentração dentro e fora do local de trabalho. O especialista recomenda uma pausa de, pelo menos, 15 de hora a hora.

Se fizer mais pausas durante o trabalho, é provável que tenha mais energia e concentração. Ah, e vai sentir-se menos cansado. (foto: iStock)

4. Recorde coisas pelas quais se sente grato

Além da meditação e do exercício físico, deve recordar três coisas pelas quais sente gratidão e anotar uma experiência positiva que teve no final de cada dia. “Quando praticamos intencionalmente a procura de coisas positivas, o nosso cérebro aprende a fazê-lo melhor e mantém o novo hábito de inconsciente e continuamente procurar o bem no mundo”, escreve Chris Bailey citando um psicólogo e investigador da felicidade chamado Shawn Achor. No fim do horário laboral, vai ser mais fácil abrandar e agir conscientemente.

5. Recompense-se

“Quer isso signifique passar 15 minutos no Facebook depois de uma longa sessão de exercício físico, transferir um dólar para uma conta de despesas frívolas por cada dia que não roer as unhas ou deliciar-se com um suculento bife ao jantar depois de terminar um grande projeto, recompensar-se é uma forma excelente não só de consolidar hábitos mas também de se divertir enquanto investe na sua produtividade”, explica o guru canadiano. Fazer algo que adora assim que sair da empresa pode ser uma boa estratégia na hora de desligar do trabalho.