Afinal, o tigre da Tasmânia, animal que se pensava que estaria extinto há mais de 80 anos, pode afinal ainda existir. Várias pessoas admitem ter avistado um animal daquela espécie em Queensland, na Austrália. Os relatos motivaram a procura de pistas por parte de um grupo de cientistas australianos, conta o The Guardian.

Bill Laurance, professor da Universidade James Cook e um dos responsáveis pela investigação, admitiu ter falado com duas pessoas que lhe deram descrições e testemunhos plausíveis de terem avistado aquele animal considerado extinto desde 1936. Um era empregado do Serviço de Parques Naturais de Queensland e outro um campista que se encontrava no local. Ambos afirmaram ter visto um tigre da Tasmânia à noite perto da Península de Cabo York, no Estado de Queensland.

Num caso, os animais foram observados a uma curta distância – a uma distância de cerca de seis metros – com uma lanterna”, explicou Laurance, salientando ainda que, embora a descoberta tenha gerado polémica, o caso está a ser tratado com a maior das discrições.

As descrições e pormenores que as testemunhas deram aos investigadores sobre o animal, como a cor dos olhos, o tamanho, o comportamento, a forma do corpo e outros atributos, chamaram a atenção e despertaram a esperança daquela espécie poder vir a ser reencontrada. No próximo mês, e como parte da pesquisa, os investigadores irão instalar mais de 50 máquinas fotográficas, perto do local onde foi o animal foi avistado, para comprovar se realmente existe ou se não passa de um mito, segundo o The Telegraph.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Sandra Abell, também uma das investigadoras da Universidade James Cook que está a levar a cabo o estudo no terreno, considerou que, mesmo que não se consigam vir a obter resultados positivos, a pesquisa não será em vão.

Há uma baixa probabilidade de podermos vir a encontrar tilacinos [nome científico dado ao tigre da Tasmânia], mas vamos certamente conseguir obter dados positivos acerca dos vários predadores que se encontram na área e que poderão vir a ajudar os nossos estudos no geral”, revelou Abell.

O tigre da Tasmânia, também conhecido como lobo da Tasmânia, pertence à espécie Thylacinus cynocephalus e é proveniente da Austrália e da Nova Guiné. Apareceu há cerca de quatro milhões de anos e acredita-se que a última criatura da espécie terá morrido em 1936 no jardim zoológico Hobart, na Tasmânia. Até à data, já foram reportados diversos testemunhos de pessoas que alegavam ter visto o animal. No entanto, nunca foi dado crédito à maioria deles, por se pensar que se tratavam de cães ou gatos selvagens. Agora, a nova investigação poderá vir a dar forma às suspeitas já descritas.