Um forte ciclone está esta terça-feira a fustigar várias ilhas enquanto avança em direção à costa tropical do nordeste da Austrália, tendo já danificado telhados e levado ao corte da energia, informaram as autoridades.

O ciclone Debbie, de categoria 4 (na escala Saffir – Simpson – de 1 a 5), trouxe rajadas de vento de 250 quilómetros por hora e chuvas torrenciais nas ilhas Whitsunday, um popular destino turístico ao largo da costa do Estado de Queensland, a sudeste da cidade de Bowen, indica o centro australiano de meteorologia, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press. Os meteorologistas esperam que o olho da tempestade atravesse esta terça-feira a zona costeira.

O vice-comissário de Polícia Stephan Gollschewski explicou que os primeiros relatórios de danos estavam a começar a chegar. “Estamos a receber alguns relatórios que dão conta de telhados que ruíram, inclusive em algumas de nossas próprias instalações no Whitsundays”, disse Gollschewski à televisão Australian Broadcasting Corp.

Milhares de pessoas começaram a abandonar as áreas mais baixas que se encontram no caminho do furacão Debbie, na segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR