Esta segunda-feira o Debbie atingiu o continente australiano. Classificado com a categoria 4, num máximo de 5, o ciclone foi considerado um dos maiores e mais violentos da história do país. Mais de 25 mil pessoas já foram evacuadas de várias cidades do norte de Austrália. Uma mulher de 35 anos morreu num acidente de carro provocado pelo mau tempo. Com ventos a atingir 196km/h, a eletricidade ficou cortada em várias zonas.

O ciclone está agora em direção à costa tropical do nordeste da Austrália, tendo já danificado telhados e levado ao corte da energia, informaram as autoridades. Debbie, de categoria 4 (na escala Saffir – Simpson – de 1 a 5), trouxe rajadas de vento de 250 quilómetros por hora e chuvas torrenciais nas ilhas Whitsunday, um popular destino turístico ao largo da costa do Estado de Queensland, a sudeste da cidade de Bowen, indica o centro australiano de meteorologia, citado pela agência de notícias norte-americana Associated Press.

Os meteorologistas esperam que o olho da tempestade atravesse esta terça-feira a zona costeira.

O vice-comissário de Polícia Stephan Gollschewski explicou que os primeiros relatórios de danos estavam a começar a chegar. “Estamos a receber alguns relatórios que dão conta de telhados que ruíram, inclusive em algumas de nossas próprias instalações no Whitsundays”, disse Gollschewski à televisão Australian Broadcasting Corp. Milhares de pessoas começaram a abandonar as áreas mais baixas que se encontram no caminho do furacão Debbie, na segunda-feira.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR