Pequeno fabricante sueco de superdesportivos, a Koenigsegg parece querer dar um novo sentido à palavra “paciência”. É que, não basta ter de pagar cerca de 1,8 milhões de euros por, por exemplo, um Regera, como ainda é preciso esperar uma verdadeira eternidade para poder admirar no carro na garagem – nada mais, nada menos, que quatro longos anos.

A revelação quanto ao tempo de espera a que qualquer cliente que queira um Koenigsegg é submetido foi feita pelo próprio fundador e dono da marca sueca, Christian von Koenigsegg, em declarações à Road and Track. Mas, acrescenta Christian, a Koenigsegg tem “como objectivo tornar o tempo de espera mais curto, já que é cada vez mais difícil vender carros, tendo o cliente de esperar quatro ou cinco anos pelo automóvel”.

Afinal, quem poderá dizer como será o mundo daqui a quatro ou cinco anos?”, comenta o sueco, defendendo que “a aposta tem, por isso, de ser necessariamente na redução dos tempos de entrega, para dois a dois anos e meio, como forma de satisfazer uma lista de clientes que não pára de crescer”.

Entre os motivos para o actual “teste à paciência” dos clientes está, desde logo, o compromisso assumido pela Koenigsegg junto do seu novo parceiro, a Spyker, que prevê o fabrico de 100 dos novos motores V8 fabricados pela companhia sueca, para o fabricante holandês e para o seu novo modelo, o Spyker C8 Preliator Spyder. Sendo que, ao mesmo tempo, a empresa nórdica está também envolvida no desenvolvimento do seu novo e revolucionário motor de combustão sem árvore de cames, denominado FreeValve. Daí que, o encontro de proprietários que a marca conseguiu organizar o ano passado, tenha tido um especial significado:

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O nosso objectivo é conseguirmos atingir, este ano, a média de 25 carros por ano. Se isso será ou não possível, ainda é difícil de afirmar, uma vez que continuamos a esforçarmo-nos por crescer em várias áreas. A minha esperança é que, no final do presente ano, tenhamos atingido os 30 carros, pelo menos. Sendo que, a partir daí, vamos precisar de novas infraestruturas. Assim, este ano, e incluindo já o Agera RS que ainda estamos a desenvolver, para já, entre 16 a 20 carros”, afirma Christian.

Recorde-se que a situação em que a Koenigsegg actualmente se encontra é muito semelhante à de outros pequenos fabricantes do género. Como por exemplo a Bugatti que, apesar de estar a fabricar não mais que cinco carros por mês, tem já entre mãos uma lista com mais de 250 pedidos. Ou seja, e visto do lado dos clientes, qualquer coisa como três anos de espera para receber um Chiron

No entanto, tomando em linha de conta não só a exclusividade que estes modelos encerram, mas também as declarações agora proferidas por Christian von Koenigsegg, a questão que naturalmente surge, é: valerá mesmo a pena?

Dica: ver o vídeo, respeitante a uma “pequena” particularidade do Regera, ajuda a responder a essa questão.

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